Conteúdo

Cabana: novo app de vídeo do Tumblr vai permitir adolescentes verem vídeos do YouTube juntos

O Tumblr anunciou um novo app de videochat nesta terça (18) chamado Cabana. Mas diferente do que se imagina, o Cabana não está aqui para reunir ...

Por Francis Trauer - Dia 18 de Apr de 2017 às 15:04

O Tumblr anunciou um novo app de videochat nesta terça (18) chamado Cabana. Mas diferente do que se imagina, o Cabana não está aqui para reunir pessoas para apenas conversar em vídeo. A ideia é diferente: juntar até seis amigos podem ver vídeos do YouTube.

Uma vez dentro do chat, qualquer um dos seis membros pode navegar pelo YouTube e selecionar um vídeo. Ao escolher o vídeo, ele será reproduzido a todos na sala em tempo real, permitindo ver o rosto de todos e conversar durante todo o momento.

O fundador e CEO do Tumblr, David Karp, foi categórico:

“Quando eu vi (o app pela primeira vez), eu disse ‘Merda, não posso acreditar que ninguém ainda pode fazer isso’”

O executivo ainda complementou explicando que você pode sair com os amigos e mostrar um vídeo ou até mesmo mandar um link de um vídeo, porém a experiência de sentar e assistir junto pela primeira vez e ver a reação das pessoas ainda não existe digitalmente.


Para uma nova geração

Segundo Karp, o Cabana é perfeito para adolescentes mostrarem vídeos novos que são sensacionais aos seus amigos assim que encontrarem um. A ideia é replicar a experiência de todas as pessoas estarem reunidas na mesma sala, mesmo que cada um dos membros esteja a quilômetros de distância.

Mesmo sendo produzido pelo Tumblr, que não tem tanta força no Brasil, o app Cabana é totalmente desconectado da rede social. Ou seja, ele é completamente independente. Afinal, o Tumblr tem uma natureza de reunir pessoas desconhecidas em torno de interesses em comum, já o Cabana é sobre aproximar pessoas conhecidas.

Nos EUA, de acordo com o eMarketer, o Tumblr tem 23 milhões de usuários, cerca de um terço do que tinha o Instagram três anos atrás, e seu crescimento vem desacelerando. Não à toa, pois Snapchat é o preferido dos jovens por lá e o Facebook tem investido pesado no ecossistema de vídeo em várias frentes, como Messenger e Instagram.

O Cabana está disponível por enquanto no iOS nos EUA e deve ser liberado para Android nas próximas semanas. O app foi incubado no Yahoo e chamou a atenção de Karp, que o trouxe para o Tumblr depois de ver uma demonstração.

Estratégia

Muitos já tentaram e falharam ao criar ferramentas de vídeo em grupo. Para tentar ter sucesso nesta empreitada, os desenvolvedores estão apostando suas fichas na mecânica de notificação. Assim que um usuário abre o Cabana, ele alerta seus amigos com uma notificação.

Obviamente, tal objetivo foca nos adolescentes e jovens que possuem mais tempo livre e que gastam muitas horas do seu dia assistindo a vídeos. Questionados pelo site pelo site The Verge se o Cabana não seria muito fácil de ser copiado, Jason Lee, o responsável pelo app no Tumblr, explicou que embora a integração com o YouTube seja algo fácil, fazer o áudio ficar bom entre seis vídeos é complicado de se conseguir.

Será que vai pegar?

Adolescentes assistem vídeos juntos o dia inteiro, sobretudo quando o tema são jogos transmitidos ao vivo. Contudo, a interação até este momento se dá apenas por bate-papo de texto.

É difícil prever se o app Cabana do Tumblr vai conseguir ter algum sucesso, mas sua proposta certamente ainda não possui muitos diferenciais e pode ser copiada facilmente pelo YouTube, Facebook, Twitch e outras plataformas de streaming.


Contudo, vale a reflexão dos novos tempos e sobre o comportamento das novas gerações. As pessoas não se reúnem mais em grandes sofás para assistir uma programação fixa com décadas atrás. Agora, tudo é flexível e dinâmico, conectando pessoas de diferentes partes do mundo, porém sem deixar de ser ainda uma experiência social.

Precisamos pensar que os jovens de hoje são os adultos com poder aquisitivo amanhã. Como você acredita que será a produção de conteúdo do futuro?

Fonte: iTunes Store e The Verge

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.