Waren Buffett garante que apenas uma habilidade pode fazer seu negócio aumentar em 50%
Já imaginou se você pudesse fazer a sua empresa aumentar o valor em 50% trabalhando apenas uma habilidade? É isso que o bilionário investidor e...
Já imaginou se você pudesse fazer a sua empresa aumentar o valor em 50% trabalhando apenas uma habilidade? É isso que o bilionário investidor e filantropo Warren Buffett afirma ser possível em 2017. Para ele, saber falar bem em público pode fazer o valor da sua companhia aumentar nesta dimensão.
Buffet diz que o dinheiro investido para você afiar suas habilidades em comunicação vai se pagar ao longo da sua carreira facilmente. Esta afirmação foi proferida pelo investidor na Universidade de Colúmbia em uma apresentação a estudantes de administração em 2009:
“Eu pagaria 100 mil dólares por 10% dos ganhos futuros de qualquer um de vocês. Se estiverem interessados, venham me ver depois da aula" — disse Warren Buffet
Após as risadas abaixarem, o executivo continuou:
“Agora, você pode melhorar o valor em 50% apenas aprendendo habilidades em comunicação referentes a falar em público. Neste caso, me vejam após a aula e eu pagarei 150 mil dólares "
O medo
Você pode estar pensando: mas eu tenho um pavor enorme de falar em público. Bem, não foi fácil para Warren Buffett também. Ele explica que quando eram muito jovem, realizou um curso em Dale Carnegie para superar seus medos e inclusive desistiu num primeiro momento, tendo que unir coragem para tentar uma segunda vez. Hoje, Buffett exibe com orgulho seu certificado em seu escritório.
Uma boa leitura neste segmento é o livro TED Talks: O guia oficial do TED para falar em público, de Chris Anderson, jornalista curador da organização de mídia sem fins lucrativos TED. Neste livro, Anderson mostra como líderes conseguem gerar empatia, emoção e compartilhar conhecimentos e insights ao fazer as pessoas acreditarem num sonho em comum.
Além disso, existem diversos cursos de oratória no Brasil que ajudam a vencer o medo de falar em diversas cidades. Você tem que se permitir errar nestes lugares para não errar em discursos profissionais.
7 dicas para falar bem em público
1. Prepare-se: clichê, porém o grande segredo neste tópico é você pecar pelo excesso. Se você tem que falar por 10 minutos, sempre vá preparado para falar pelo menos 20. Não se acanhe também em apenas saber o tema, treine a forma de exposição com exercícios no qual você fala sozinho ou diante de um espelho.
É claro que este tipo de exercício vai dar mais ritmo e fluência ao tema, porém não dará naturalidade. Para este último caso, depois de treinar diante do espelho faça o mesmo com uma ou mais pessoas.
2. Baseie-se em storytelling: contar uma história com começo, meio e fim é fundamental. Na hora de criar a estrutura da sua apresentação, se atente a como contextualizar o tema no início, como desenvolvê-lo em seguida e também como dar um desfecho adequado que consiga ser absorvido.
Apresentações que terminam inconclusivas ou que fazem uma verdadeira bagunça de temas não conseguem manter as pessoas engajadas por muito tempo e geram desinteresse rapidamente.
3. Saiba quem é a sua plateia: a experiência demonstra que saber quem são seus ouvintes ajuda muito a mantê-los compenetrados. Entenda o quão denso precisa ser o tema para chamar a atenção deles e sempre olhe em todos os cantos da plateia em busca de seus olhares.
Se as pessoas começarem a olhar muito para o celular, conversar ou se distrair com outras coisas, é um claro sinal que você deve mudar o disco ou trazer alguma frase de impacto para resgatar a audiência.
4. Não fique preso ao texto decorado: a sua memória é limitada e confiar cegamente nela pode desestabilizar ou até mesmo deixá-lo inseguro(a) caso algum branco aconteça entre duas ideias. Por isso, não é nenhum demérito levar um roteiro de apoio com tópicos importantes da sua apresentação.
Ele não estará lá para ser lido em sua íntegra, mas para dar a segurança necessária para que você não se esqueça de pontos fundamentais e nem fique num beco sem saída no calor do momento.
É simplesmente para bater o olho. Mantenha-o de forma discreta, como um cartão ou uma folha e sempre que precisar ler um tópico, logo em seguinte amplie a informação com comparações, debates ou críticas até que a ideia seja esgotada.
5. Haja com naturalidade: simples de dizer, difícil de fazer. Agir com naturalidade exige prática e por isso não desista se você demorar a engrenar neste ponto. Como o escritor Malcolm Gladwell diz: são necessárias pelo menos 10 mil horas para você ser fora de série em alguma coisa. Pratique e busque agir como se estivesse no meio de amigos e familiares.
É claro que você vai cometer alguns erros técnicos durante a apresentação, mas se você se comportar naturalmente os ouvintes vão acreditar em você. Respeite seu estilo, isso trará muito mais segurança.
6. Trabalhe com emoção e tenha a postura correta: falar baixo e com pouca energia, cruzar os braços ou encostar-se num canto e ficar sobre uma perna só são erros muito comuns que muitas pessoas negligenciam. Conheça o ambiente que você está e imagine se o tom da sua voz está audível até para a pessoa mais distante.
Movimente-se para que os ouvintes tenham que o acompanhar suas ideias e utilize-se de sua linguagem corporal para fazer gestos que facilitem a comunicação, embora com cuidado para não ser excessivo(a) neste ponto.
Caso esteja nervoso, encontre algo para segurar com firmeza, como um palanque, mas sem aparentar desleixo. Aliás, busque sempre olhar para todas as pessoas, girando o tronco e a cabeça calmamente para todos os lados para demonstrar que você está conversando com todos.
7. A estratégia do 10-1-9: caso você esteja apresentando um produto ou serviço, uma dica muito valiosa é ordenar o quão forte e importante você acredita que são os tópicos a serem exibidos. Por exemplo, digamos que você tenha 10 grandes temas para abordar em sua apresentação no qual o número 1 representa o tema mais fraco e o 10 o mais interessante.
Depois de definir os temas nesta ordem crescente, pegue aquele mais sensacional e traga para o início da apresentação. Desta forma, você começará já levantando poeira com o que tem de melhor, gerando créditos para os próximos temas que são mais fracos e aumentando o ritmo até o final, terminando com o segundo melhor tema da apresentação.
Sendo assim, seus ouvintes terão a impressão que a apresentação iniciou e terminou de forma fantástica e no meio o ritmo só foi aumentando até o ápice.
Aprenda com os outros
Na era da internet, não temos mais obstáculos para acessar conteúdo de grandes líderes, palestrantes e executivos top de linha. Para diretores, gerentes e empreendedores, recomendamos fortemente assistir vídeos no YouTube e também no TED.com.
No YouTube, um dos grandes a ensinar a arte de uma boa apresentação é Steve Jobs. Seja em discursos em universidades ou em apresentações da Apple, você verá como ele consegue fazer uma apresentação fluida sem qualquer teleprompter. Jobs usa diversas estratégias, incluindo enganar a própria plateia como no anúncio do iPhone em 2007, no qual ele dá a entender que a Apple vai apresentar três produtos distintos.
Assista, estude e, o mais importante, pratique e não tenha medo de errar. Quanto mais cedo você errar, mais preparado para os grandes desafios você estará. Portanto, erre muito, principalmente em cursos de oratória, mais erre rápido para que nas grandes chances da sua vida você faça bonito.
Fonte: Inc.com
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