7 itens que você deve avaliar na hora de escolher uma agência de marketing digital
Agência de marketing digital existem várias no mercado. No entanto, escolher aquela que será capaz de elevar a sua comunicação online a outro ...
Agência de marketing digital existem várias no mercado. No entanto, escolher aquela que será capaz de elevar a sua comunicação online a outro nível é uma tarefa que requer a análise de diversos fatores.
Se engana quem acredita que “aquela com o menor preço” será a melhor solução. Nem sempre é assim. Por isso, independentemente do tamanho da sua empresa ou dos objetivos de marketing online do seu negócio, é fundamental pesquisar e entender de que maneira uma determinada companhia pode agregar ao seu negócio.
Nesse artigo, listamos 7 itens para você avaliar antes de fechar negócio com uma agência de marketing online. Será que a empresa com a qual você negocia atende a todos esses pré-requisitos?
1. Conheça o histórico e a reputação da agência
Antes de tudo, é preciso compreender o sentido correto de “histórico” com relação às agências de marketing digital. Essa é uma especialidade relativamente nova no mercado, tendo se desenvolvido com mais vigor na última década. Dessa forma, uma empresa com 30 anos de atuação não é, necessariamente, melhor do que uma que tem apenas 5 anos.
O importante aqui é observar o histórico de atuação da companhia e como ela é vista no mercado. Quais clientes ela já atendeu? Entre esses clientes, quais poderiam falar bem (ou mal) da agência em questão? Portanto, não se trata de escolher a “mais velha” e sim a “mais eficiente” para essa finalidade.
Ajuda ainda se a empresa em questão fornecer um descritivo dos serviços que oferece, indicar quais são as certificações e as parcerias que ela tem bem com as premiações recebidas ao longo do tempo. Uma pesquisa no Google servirá também para apontar a relevância da empresa em notícias relacionadas.
2. Localização: proximidade do cliente pode ser um diferencial
O marketing digital possibilidade que uma agência especializada possa atender clientes em qualquer lugar. Porém, ainda é grande o número de empresários e gestores que fazem questão de um contato mais próximo com os responsáveis pela comunicação.
Nesse caso, a dica é procurar, primeiramente, empresas que atuem na sua região ou, ainda, que tenham disponibilidade de atuar. As distâncias podem ser encurtadas de diversas formas, via videoconferências, por meio de aplicativos de mensagens ou até através de contato telefônico.
Tudo vai depender da maneira como você espera se relacionar com a agência. Você gosta de contato pessoal? Prefira aquelas mais próximas. Têm disposição para conversar via videoconferências ou apps mensageiros? Então a sua busca pode incluir empresas de outras cidades.
3. Cases de sucesso: quando a agência fez a diferença
Toda agência qualificada tem uma boa história para contar. Assim como uma pessoa física ressalta os seus pontos fortes em um currículo, uma agência também indica quais foram os seus cases de sucesso, ou seja, as soluções que ela colocou em prática e que trouxeram resultados positivos.
Depois de um certo tempo de atuação, as principais agências de marketing digital têm os seus cases de sucesso. Ter acesso a eles e analisa-los com calma é uma maneira de compreender como as soluções encontradas pelos profissionais da agência foram capazes de beneficiar uma determinada companhia.
Há muitos fatores a serem avaliados aqui, mas em geral o que se busca é aquelas agências que fizeram o orçamento do cliente proporcionar o maior impacto positivo possível. Não se trata de adotar a mesma estratégia, mas sim de ter a certeza de que a sua comunicação será entregue às mãos de profissionais qualificados.
4. Lição de casa: como a agência se comunica
Esse é outro aspecto interessante para ser levado em consideração: a agência em questão faz um trabalho de qualidade na divulgação do seu próprio negócio? Por exemplo, se uma empresa defende a criação de conteúdo de qualidade para os seus clientes, mas não se utiliza desse recurso para o seu próprio blog, alguma coisa está errada.
Em outras palavras, é preciso compreender como a empresa utiliza seu conhecimento para promover a si mesma e se destacar perante à concorrência. Além dos cases de sucesso, é preciso ficar de olho na qualidade dos layouts, na velocidade de carregamento do próprio site e também no posicionamento dos textos da empresa no Google.
O mesmo se aplica às redes sociais: a agência em questão tem uma presença online relevante ou que ela pratica para os demais não se aplica para ela mesmo? Trace comparativos entre as agências que você conhece e determine qual delas parece mais eficiente.
5. Preste atenção ao preço praticado
Vamos supor que você entre em contato com cinco agências de marketing digital. Três delas apresentam um preço médio similar enquanto uma cobra menos da metade e a outra cobra mais do que o dobro. Encontrar uma média do valor praticado no mercado é um bom parâmetro de análise.
Se o trabalho é feito por um valor muito abaixo, talvez esse seja um sinal de que a empresa em questão não disponha de profissionais tão qualificados. Ou, ainda, que ela esteja começando no mercado e ainda não tenha a expertise necessária para atender a sua demanda.
Por outro lado, preços muito altos podem indicar que o valor cobrado está “superfaturado”. Lembre-se: é melhor contratar uma empresa pelo preço justo do que optar pelo “barato que sai caro” e que acaba trazendo resultados abaixo do esperado.
6. Conheça os profissionais da agência
Quem são as pessoas por trás das estratégias de comunicação da agência digital? É preciso conhecê-las melhor, saber qual é o seu perfil, suas qualificações e de que maneira elas trabalham com os clientes no dia a dia. Marcar uma reunião presencial para conhecer o escritório é importante.
Você precisa se certificar de que não está colocando a comunicação da sua empresa nas mãos de aventureiros. Elabore uma lista de dúvidas e aproveite para esclarecer todas elas nas reuniões. Não se fie apenas em promessas, mas sim em possibilidades de trabalhos que possam ser desenvolvidos.
Tenha em mente que você conversará com essas pessoas por pelo menos um ano. Isso significa que um relacionamento agradável entre vocês é uma das chaves para o sucesso da implantação das estratégias de marketing online.
7. Tenha objetivos claros – e busque agências que atendam essa necessidade
O cliente precisa ter em mente de forma clara quais são seus objetivos ao contratar uma agência. Vender mais, aumentar a base de clientes, ampliar a presença online, se tornar referência em um determinado tema, e assim por diante. Independentemente do “problema” a agência precisa ter a solução.
Por exemplo, há muita agências tradicionais que “fazem também” o marketing digital, mas não são especializadas nisso. Elas podem até acertar em alguns casos, mas as chances de que a comunicação se perca em algum momento são maiores.
Por isso, prefira as agências especializadas e que já tenham know-how na busca por soluções para os problemas de comunicação do seu negócio. Quanto mais sintonia houver entre a sua empresa e a agência, melhor será a execução do trabalho e, provavelmente, melhores serão os resultados.
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