Publicidade

Como usar um funil de publicidade em sua fanpage no Facebook para obter clientes

Se você está gastando seu orçamento no Facebook Ads e não está tendo os resultados esperados, provavelmente está fazendo algo errado. Muitos ...

Por Francis Trauer - Dia 07 de Apr de 2017 às 01:04

Se você está gastando seu orçamento no Facebook Ads e não está tendo os resultados esperados, provavelmente está fazendo algo errado. Muitos acreditam que basta colocar o dinheiro que os algoritmos da rede social farão todo o resto. Nada disso: é preciso de uma estratégia. Uma das mais conhecidas é a aplicação do funil de publicidade

Antes de tudo, é importante salientar que não existe receita de bolo. Você vai ter que testar e testar posts e, depois, testar mais um pouco. Até achar o modelo real que funciona na sua empresa. Mas embora os tipos de posts, as imagens e os formatos de conteúdo mudem, os fundamentos do funil permanecem os mesmos.

Quais são as camadas do funil?

Neste nosso exemplo, utilizaremos quatro camadas que começam no topo e terminam no lado estreito do funil. São elas:

  1. Audiência 
  2. Remarketing 
  3. Engajamento 
  4. Conversão 

Um dos erros mais comuns das empresas é tentar obter as quatro coisas em um único post. Provavelmente não vai funcionar. É melhor você tentar criar múltiplas postagens ou anúncios com metas e propósitos diferentes.

1. Audiência

Esta camada representa o topo do seu funil, ou seja, a área mais larga dele. Seu objetivo é aumentar sua base de fãs, criar reconhecimento de marca, ampliar o alcance e construir uma audiência que servirá de alavanca para que seu público veja os posts de conversão no futuro.

Desta forma, o aconselhável aqui é disparar os anúncios para os usuários que não fazem parte da sua base. Você já notou como diversas fanpages utilizam-se de conteúdos como GIFs animados, fotos com frases e curiosidades e alguns vídeos que são bem difíceis de criar uma ligação total com o produto que a empresa vende?


Pois é, o intuito destes posts não é vender nada, mas sim criar consciência de que sua marca existe. Campanhas focadas em conseguir reações, concursos e conteúdo por meio de histórias que despertam emoção nas pessoas fazem parte da natureza desses posts.

O importante é você já ter em mente qual o público-alvo que gostaria de ter em sua fanpage. Só assim você vai angariar fãs qualificados. Portanto, na hora de fazer o anúncio você precisa especificar o gênero, localização, a faixa de idade e os interesses em comum. Ao vincular este anúncio e receber reações dessas pessoas, você pode convidá-las para se tornarem fãs da sua fanpage.

Vale ressaltar que as histórias das publicações aqui têm muita importância, por isso o Inbound Marketing e o uso adequado de uma narrativa focada em Storytelling são vitais para que você aumente o alcance da sua página.

Recomendamos você usar 10% do seu orçamento neste tipo de publicação e aplicar apenas no Feed de Notícias, pois assim você pode convidar as pessoas.

2. Remarketing

Em seguida, você pode trabalhar a ideia de Remarketing, ou seja, utilizar critérios de clientes em potenciais que já trafegaram alguma vez em sua propriedade.

Uma forma de fazer isso é criar um anúncio no Facebook Ads com um público personalizado somente para quem não é fã da página e que já trafegou em seu site nos últimos 180 dias (Remarketing 180). Em outras palavras, você vai tentar fisgar aquelas pessoas que já navegaram em suas propriedades, mas que ainda não seguem você no Facebook.


Se quiser ir ainda mais longe, você pode criar ainda mais um tipo de publicação que exclui tanto o público da audiência como a do Remarketing 180, focando em pessoas com gênero e faixa de idade e interesses que desconhecem a sua marca.

Recomendamos você usar 10% do orçamento para fazer testes nesta fase, mas você pode aumentar caso o resultado esteja apresentando melhoras.

3. Engajamento

O anúncio focado em engajamento (ou envolvimento) tem o objetivo de manter a sua base ativa e alinhada com os valores e mensagem que você transmite. Desta forma, você está no meio do funil e por isso busca um relacionamento mais profundo com quem já é fã ou segue o conteúdo que você publica na rede social.

Esta etapa é muito comparável com o email marketing focado em auto respostas. Mas diferente do email, no Facebook a sua audiência não precisa se inscrever numa lista para receber esse conteúdo. Portanto, foque esta publicação selecionando apenas os seus fãs e estimule que eles reajam, comentem e compartilhem o conteúdo.


O Facebook só exibe publicações para fãs que engajam com uma página. Isso significa que se uma pessoa curtiu a sua fanpage há muitas semanas e depois não engajou mais, dificilmente ela verá os posts futuros que serão os de conversão. Por isso você precisa manter a base ativa. Sempre!

Recomendamos que você dedique entre 10 a 20% do seu orçamento nesta fase, aumentando o engajamento para aprofundar o relacionamento com a base de fãs.

4. Conversão

O lado mais estreito e mais importante do funil, quando sua campanha publicitária começa a gerar vendas e você pode acompanhar pelo pixel contador do Facebook. 

O objetivo aqui é claro: converter os visitantes e os leads em clientes. Estes posts devem ser diretos e trabalhar uma linguagem positiva sobre os seus produtos ou serviços. Faça eles aparecer somente para os seus fãs.

Além disso, o Facebook recentemente estreou um recurso de conversão chamado Oferta que permite direcionar mais tráfego criando ofertas para que pessoas possam salvar e receber lembretes depois:


Como imaginado, você deve utilizar todo o restante do orçamento (60% ou mais) aqui, onde há possibilidade muito maior do seu ROI ficar positivo e trazer o resultado esperado.

Muito Importante

Não fique preso nos números, mas sim em construir uma estratégia segmentada por camadas que possuem objetivos diferentes. Os valores de investimento podem mudar na medida em que você vai testando o que funciona ou não em cada etapa.

Às vezes, uma imagem ou texto pode fazer toda a diferença, portanto criar alternativas que rodem em conjunto e isolem variáveis como dias da semana ou dias do mês pode ser interessante para você validar uma hipótese. O famoso teste A/B.

Em suma, não coloque dinheiro e espere que o Facebook faça o trabalho. Planeje, crie uma planilha, metrifique seus resultados com frequência e descubra o modelo que funciona para o seu negócio.

Mão à obra!


Gostaria de fazer campanhas segmentadas no Facebook Ads, mas não tem tempo? Conte com a Nerdweb para ajudar na sua estratégia de marketing digital nas redes sociais.

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.