Marketing

Quais são os 10 emojis mais utilizados no Facebook e no Messenger? Descubra!

Você sabe quais são os 10 emojis mais usados no Facebook? Em celebração ao Dia Mundial do Emoji, Mark Zuckerberg, fundador e CEO da rede social...

Por Francis Trauer - Dia 17 de Jul de 2017 às 20:07

Você sabe quais são os 10 emojis mais usados no Facebook? Em celebração ao Dia Mundial do Emoji, Mark Zuckerberg, fundador e CEO da rede social, publicou os 10 mais usados e quais são os países que mais as utilizam, tanto no Face quanto no Messenger. Além disso, dois números super curiosos:

  1. Mais de 60 milhões de emojis são enviados no Facebook todos os dias
  2. Em média, mais de 5 bilhões de emojis são enviados no Messenger todos os dias

Brasil e México possuem algo em comum, o emoji mais utilizado pelas pessoas é o do rosto sorridente com olhos de coração! Já mundialmente, o Sorriso com Lágrimas de Alegria é o grande campeão.

Os 10 emojis mais usados do Facebook

Quais são os países que mais utilizam esses emojis no Facebook?

Os 10 emojis mais usados do Messenger

Quais são os países que mais utilizam esses emojis no Messenger?

Por que dia 17 de julho é o Dia Mundial do Emoji?

Simples: esta é a data que foi definida justamente por ser um emoji de calendário, que utiliza a data de 17 de julho para ilustrar um dos dias do mês.

Uma linguagem universal

O emoji tem um poder de conexão imediata que ainda em 2017 renderá um filme nos cinemas, intitulado Emoji: O Filme, com data de estreia para 31 de agosto nos cinemas brasileiros.

 

O filme trabalha a universalidade das expressões. Como declarou o diretor e co-roteirista do filme, Tony Leondis, ao veículo LA Times, "todos nós temos essa conexão imediata com essas caras amarelhos que enviamos como versões de nós mesmos".

Como o emoji nasceu?

Shigetaka Kurita, o pai do emoji, criou o primeiro ainda no meio da década de 90. Funcionário da operadora japonesa de telefonia NTT Docomo, Kurita via muita dificuldade de se expressar adequadamente via email. Shigetaka explica que antigamente utilizávamos cartas e elas eram longas e detalhadas, repletas de saudações e expressões formais para transmitir boas intenções.

Porém, com a chegada dos emails, essa profundidade se perdeu nos textos, gerando muita ambiguidade e más interpretações. Foi pensando nisso que ele criou o primeiro rostinho amarelo para demonstrar um sentimento. E o resto da história você já conhece: virou uma tendência mundial com o passar das últimas duas décadas.

Para que utilizamos os emoji?

Segundo o site Psychology Today, as pessoas utilizam os emojis basicamente para quatro funções:

  1. Demonstrar uma emoção de maneira mais simples
  2. Suavizar uma notícia ruim
  3. Aliviar tensões por meio do humor
  4. Comunicar algo que precisam de muitas palavras para explicar

A adoção mundial do emoji

É justamente as características de praticidade e de compreensão que vêm fazendo elevar o uso e a quantidade de emojis a cada ano que passa. A vantagem, tanto para os consumidores como para os profissionais de marketing, está na linguagem opcional à escrita, sendo indescritivelmente fácil de entender sem precisar de tradução entre línguas e culturas.

Desta forma, podemos dizer que muitas vezes o emoji quebra muitos obstáculos e agiliza a comunicação. É por isso que essa tendência tem despertado tanto o apetite das marcas para incorporar os emojis em sua estratégia de marketing.  Para a empresa Mintel, "(a) comunicação por meio de imagens pode ser não só mais sedutora, mas também uma maneira mais simples de obter informações sobre consumidores".

A empresa explica que em seus estudos 61% dos millennials mais velhos estão entre "um pouco" e "muito" interessados em comprar produtos por causa da linguagem de campanhas que trazem emojis. A pesquisa também revela que  quase metade dos consumidores americanos estão interessados em anúncios que mostrem emojis.

E se você pensa que o uso de emojis se restringe somente aos textos digitados em mensageiros, está enganado(a)! A Taco Bell, por exemplo, solicitou a criação de um emoji de Taco! Até a Chevrolet já entrou na onda e soltou um press release somente com emojis:

O marketing relacionado a emojis é visto hoje como uma saída para campanhas diversificadas que procuram preencher o imaginário das pessoas, demonstrando uma pegada menos tradicional de comunicação, sobretudo quando o público trabalha com jovens.

O que o futuro reserva?

Com o passar do ano, novos emojis são adicionados para serem lidos por todos os sistemas operacionais móveis, aplicativos e navegadores. Segundo Evan Wray, co-fundador da Swyft Media, os emojis vieram para ficar e já podem ser enquadrados como uma linguagem universal da humanidade.

Para ele, os emojis e as outras formas de comunicação visual — como os GIFs animados —, possuem uma capacidade de transcender os idiomas, culturas e fronteiras de países de maneira que as línguas jamais conseguiram ou vão conseguir. 

Contudo, elas não chegaram para substituir a escrita e deixar os seres humanos mais preguiçosos. Pelo contrário, elas vieram para complementar e humanizar a comunicação. Feliz Dia Mundial do Emoji!

Sua marca já possui uma linguagem de comunicação voltada para tirar o melhor proveito das redes sociais? Não? Converse com a Nerdweb, temos uma equipe especializada focada em melhorar os seus resultados com estratégia e planejamento completo em marketing digital.

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.