Conteúdo

Google vai passar a marcar notícias falsas no resultado de pesquisa do buscador

Assim como o Facebook, o Google também vai entrar na guerra contra notícias duvidosas e falsas ao introduzir uma tag com a Verificação de Fatos...

Por Francis Trauer - Dia 07 de Apr de 2017 às 19:04

Assim como o Facebook, o Google também vai entrar na guerra contra notícias duvidosas e falsas ao introduzir uma tag com a Verificação de Fatos no resultado de busca do buscador. Se você fizer uma busca por algum tema duvidoso, uma caixa informando que a veracidade da informação foi contestada por uma das organizações parceiras da empresa.

“A verificação dos fatos não é do Google e sim de pessoas que possam fazer julgamentos mais bem informados” — explicou a companhia em post oficial

Para verificar se um fato é real ou não, os sites de notícias ou organizações destinadas ao combate de informações falsas (como PolitiFacts e Snopes) terão que usar uma marcação de reivindicação no Schema.org em suas páginas que analisam declarações públicas.

Portanto, este tipo de conteúdo precisa aderir às diretrizes gerais do Google Notícias com a marcação de dados estruturados que verificam fatos de maneira padronizada com responsabilidade e transparência. Somente desta forma que os algoritmos do Google poderão determinar se o conteúdo veio de uma fonte autorizada de informação.

Ainda incipiente

Vale ressaltar que este tipo de exibição não vai impedir o conteúdo ser propagado no Google, mas sim esclarecer para os leitores e editores que informações precisam ser validadas antes de serem propagadas na internet.

Ao contrário do Facebook, no entanto, o Google não está permitindo apenas um grupo pequeno e selecionado de publicações possam ter acesso às informações. Qualquer organização pode oferecer resultados ricos ao adicionar uma linha de código em seu site, embora “apenas editores determinados por algoritmos como autoridades no assunto serão qualificados para aparecer na caixa de busca”.

Importante também comentar que ter a informação validada como verdadeira ou falsa ainda não surte efeito no ranqueamento das buscas.

Fonte: Blog Oficial do Google


FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.