Google vai passar a marcar notícias falsas no resultado de pesquisa do buscador
Maior buscador do mundo vai começar a aceitar ajuda de organizações sem fins lucrativos para marcar notícias falsas no resultado de busca.

Assim como o Facebook, o Google também vai entrar na guerra contra notícias duvidosas e falsas ao introduzir uma tag com a Verificação de Fatos no resultado de busca do buscador. Se você fizer uma busca por algum tema duvidoso, uma caixa informando que a veracidade da informação foi contestada por uma das organizações parceiras da empresa.
“A verificação dos fatos não é do Google e sim de pessoas que possam fazer julgamentos mais bem informados” — explicou a companhia em post oficial
Para verificar se um fato é real ou não, os sites de notícias ou organizações destinadas ao combate de informações falsas (como PolitiFacts e Snopes) terão que usar uma marcação de reivindicação no Schema.org em suas páginas que analisam declarações públicas.
Portanto, este tipo de conteúdo precisa aderir às diretrizes gerais do Google Notícias com a marcação de dados estruturados que verificam fatos de maneira padronizada com responsabilidade e transparência. Somente desta forma que os algoritmos do Google poderão determinar se o conteúdo veio de uma fonte autorizada de informação.
Ainda incipiente
Vale ressaltar que este tipo de exibição não vai impedir o conteúdo ser propagado no Google, mas sim esclarecer para os leitores e editores que informações precisam ser validadas antes de serem propagadas na internet.
Ao contrário do Facebook, no entanto, o Google não está permitindo apenas um grupo pequeno e selecionado de publicações possam ter acesso às informações. Qualquer organização pode oferecer resultados ricos ao adicionar uma linha de código em seu site, embora “apenas editores determinados por algoritmos como autoridades no assunto serão qualificados para aparecer na caixa de busca”.
Importante também comentar que ter a informação validada como verdadeira ou falsa ainda não surte efeito no ranqueamento das buscas.
Fonte: Blog Oficial do Google
-
Conteúdo04 de abril de 2017
Instagram vai começar a desfocar conteúdos considerados sensíveis
-
Conteúdo04 de abril de 2017
YouTube permitirá que seus fãs possam traduzir as descrições dos seus vídeos
-
Conteúdo04 de abril de 2017
Facebook libera transmissões ao vivo Live 360 para todos os perfis e páginas da rede social
-
Design11 de janeiro de 2021
Guia completo de tamanhos de imagens e vídeos para Redes Sociais em 2021
-
Redes Sociais03 de novembro de 2020
Os 10 melhores apps para criar e editar Instagram Stories
-
Redes Sociais05 de novembro de 2020
Facebook Live agora permite fazer vídeos ao vivo simultaneamente com duas pessoas
-
Conteúdo14 de agosto de 2020
Como criar um perfil de Instagram comercial?
Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.