Conteúdo

5 dicas que você pode fazer para ler muito mais livros este ano

Quantos livros inteiros você lê por ano? Com o peso da idade e do trabalho puxado que nossa vida profissional exige, provavelmente você responde...

Por Francis Trauer - Dia 10 de May de 2017 às 15:05

Quantos livros inteiros você lê por ano? Com o peso da idade e do trabalho puxado que nossa vida profissional exige, provavelmente você responderá que é muito menos do que gostaria e sabe a importância disso. Afinal, livros possuem conteúdos muito mais densos e aguçam nossa criatividade e forma de encarar os problemas, além de muitas vezes nos tornar pessoas mais cultas e melhores.

Mas como fazer para aumentar a quantidade de livros lidos em uma época em que estamos cada vez mais tentados a gastar o tempo “livre” lendo textos rápidos e curtos na internet? Calma que existe solução e não estamos falando de nenhum curso de leitura dinâmica que promete milagres. São atitudes que precisam se transformar em hábitos que mudarão a sua vida.

1. Leia mais em casa e não gaste energia com tentações

O escritor Neil Pasricha da Harvard Business Review explica que, em 1998, um psicólogo chamado Roy Baumeister e sua equipe fizeram um famoso experimento chamado biscoito de chocolate e rabanete. Baumeister separou três grupos de pessoas e ordenou que eles não comessem nada três horas antes de um experimento que envolvia um quebra-cabeça impossível de resolver.

Então, para o grupo 1, ele deu chocolate e rabanetes e disse que eles podiam comer somente os rabanetes. Para o grupo 2, ele disse que eles podiam comer tudo o que queriam. Já para o grupo 3, nenhuma comida foi dada. Depois dos três grupos se matarem para resolver o problema, o resultado foi que o grupo 2, aquele que menos precisou de força de vontade antes iniciar o quebra-cabeça, foi o primeiro a desistir.

Tal fato explica que as tentações do dia a dia consomem nossa energia e o mesmo acontece em relação aos livros. A vontade de ligar um seriado na Netflix ou mesmo acessar o Facebook para ver o que os amigos estão fazendo é muito maior a de parar tudo e se concentrar a ler um livro. Estabeleça um momento seu para ler e fuja das distrações. 

2. Comprometa-se publicamente

Já que falamos de psicologia, vale a pena lembrarmos dos ensinamentos de Robert Cialdini no livro "As Armas da Persuasão", no qual ele explica que pessoas que realizam apostas em corridas de cavalos ficam muito mais confiantes quando seu cavalo está na pista do que antes de fazer a aposta. Em outras palavras, quando começamos algo e o tornamos público, fica muito mais fácil acreditarmos e executarmos o que nos propomos. 

Por isso, ajuda muito se você divulgar essa empreitada para os seus familiares ou até mesmo em uma rede social, comprometendo-se a criar o novo hábito. Além disso, entrar em listas de sugestões e conhecer pessoas que gostam de ler gêneros próximos aos seus também facilita muito neste processo, permitindo que você se engaje para debater e conhecer novas obras. Há centenas de serviços na internet voltados a apaixonados por livros. Existem várias opções disponíveis em português e em inglês: 

Caso você conheça outra, sinta-se livre em compartilhar nos comentários! Vale lembrar que grupos no Facebook, fóruns e blogs especializados também podem ajudar você a interagir com este mundo rico em conteúdo.

3. Busque por excelentes curadorias

A indústria literária publica mais de 50 mil novas obras por ano. Duvidamos muito que você tenha tempo de ler mil livros por semana, não é mesmo. Por isso, encontrar fontes de review e listas de leitura com curadoria é essencial para você dar um único tiro certo ao invés de arriscar e acabar pegando verdadeiras bombas.

Encontrar livros que você aprenda algo novo para utilizar na sua vida é sensacional, por isso busque incessantemente por quem tenha ideias parecidas as suas para dar grandes sugestões. Por exemplo, a lista de livros anual de Bill Gates que possui os livros que ele mais gostou no ano pode ser um bom começo.

4. Mude seu pensamento sobre largar um livro

O seu tempo nesta Terra é finito e você sabe bem disso! Porém, muitas vezes nos sentimos mal ao não conseguir levar um livro até o final, fazendo com que enrolemos eternamente para pegar o próximo. Mude esse pensamento! Para cada livro lido, nada impede que você deixe de ler quatro ou cinco deles que não engrenaram.

Uma boa ideia também é ler pelo menos as cinco primeiras páginas antes de comprar qualquer livro. Se for digital, então, vários deles possuem amostras de um capítulo inteiro. Você precisa curtir o livro se quiser criar um hábito ávido de leitura. Se ele não o cativa, abandone. Vale muito mais ler diversos livros que você gosta do que poucos que não conseguem prendê-lo.

5. Transforme em um hábito constante

Muitas vezes, vemos os livros como algo necessário para quando vamos passar um “tempo de inatividade”, como se fôssemos estar presos sem nada para fazer. Isso acontece quando estamos num voo ou num feriado no meio da semana… Para ler mais, você precisa parar de pensar assim.

Todo momento é momento de ler. Você pode ler umas páginas aqui e ali — onde quer que esteja. Seja no momento que aguarda pela senha do seu almoço ou até mesmo no intervalo de um jogo de futebol.

O importante é você ler e se divertir no processo para jogar de cabeça no desconhecido e aprender novos conhecimentos!

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.