Conteúdo

Pinterest anuncia tendências para 2021

O Pinterest anunciou as tendências para 2021, mas indo muito além do conceito de tendência.  De acordo com o manifesto da plataforma Pinterest ...

Por Francis Trauer - Dia 24 de Nov de 2020 às 00:11

O Pinterest anunciou as tendências para 2021, mas indo muito além do conceito de tendência.  De acordo com o manifesto da plataforma Pinterest Predicts — conceito criado durante a pandemia — o objetivo não é fazer uma lista simples de tendências e ideias, mas  sim: abrir uma janela para um futuro de inspirações.

Enquanto as pessoas ficam em casa, os sonhos são ainda mais necessários para dar um respiro no dia a dia. Porém, a forma de sonhar, de planejar eventos, celebrações e se comunicar mudou bastante. Por isso, o objetivo do relatório publicado pela rede social era criar insights a partir do essencial: os novos comportamentos.

Há inspirações para o lar, moda, beleza, finanças, interesses e muito mais. Após um longo período de reflexões e de olhar para si, as temáticas que envolvem  as categorias de lifestyle e bem-estar dispararam.

De acordo com o Google Trends, o lema ficar em casa + DIY, do it yourself ou, em português, “faça você mesmo” foi um dos temas mais pesquisados no mundo em 2020. Afinal, o que é inspirador, como as tendências para 2021 vão ficar agora? Veja um resumo das principais tendências segundo o Pinterest!

1.Eventos íntimos e casamentos intimistas

Para quem trabalha no setor de eventos, é evidente que 2020 não foi um ano fácil. No entanto, a busca por casamentos intimistas e comemorações reduzidas está crescendo exponencialmente e uma das tendências para 2021 no Pinterest é buscar inspirações para eventos simples, mas muito emocionantes. Entre os termos mais buscados, destacam-se:

  • Casamento pequeno no quintal;
  • Wedding elopement;
  • Roupa para casamento no civil;
  • Bolo de casamento simples.

tendências do pinterest para 2021

Alô, decoradores, cerimonialistas e profissionais de eventos. Parece que o SIM está diferente e a forma de celebrar também. Fica a dica!

2. Bem-estar é investimento

Relaxar. Descansar. Tirar uma folga. Fazer pausas. “Não há nada melhor do que uma boa noite de sono”. Estar bem é estar na moda e as pessoas estão valorizando cada vez mais os momentos de tranquilidade e refúgio.

tendências do pinterest para 2021

Isso vale tanto para o chamado detox digital quanto para práticas mais saudáveis na rotina como:

  • Criação de espaços aconchegantes;
  • Busca por meditação e yoga;
  • Valorização do quarto como um “santuário do sono”.

As pesquisas sobre roupas de dormir, exercícios físicos para relaxar antes do sono, rituais do banho, meditações, difusores, óleos para dormir e outras formas de autocuidado estão em alta e as coleções do Pinterest estão repletas de ideias para a valorização da saúde e do bem-estar que compõem não só as tendências para 2021, mas um novo movimento para a vida das pessoas.

3. Você, seu próprio chefe de cozinha

Passar mais tempo em casa é algo que inspirou muitas pessoas a criar hobbies ou até mesmo retomar velhos hábitos como cozinhar a própria comida. Uma das principais tendências para 2021 levantadas pelo Pinterest são as artes feitas na cozinha.

As pessoas querem saber sobre como fazer decorações com a comida, como fazer chás caseiros, montar pratos gourmet e até mesmo fazer arte com pães. As receitas e os tutoriais de como fazer são mais interessantes e, ao que tudo indica, este hábito veio para ficar. Vale lembrar que as pessoas também estão interessadas em criação de hortas e alimentação saudável.

tendências do pinterest para 2021

Além de belíssimas fotos de pratos e momentos íntimos na cozinha, o Pinterest destaca que as marcas que vão se sobressair neste momento devem pensar em ações como:

  • Receitas fáceis e acessíveis pelos dispositivos móveis;
  • Artigos para casa e/ ou eletrodomésticos;
  • Limpeza na cozinha.

Cozinha caseira é o que há de mais sofisticado. Servidos? 

4. A moda é ser confortável

O Dress Code da vez é ser confortável. O home office inspirou ainda mais essa tendência que tem tudo para ficar. Os estudos revelam que em países como o Brasil, em 2020, houve um aumento anual de 2x nas buscas pelo termo roupas com estilo confortável. Também houve um aumento de 90%  nas pesquisas por pantufas.

tendências do pinterest para 2021

O interessante desta tendência é o fato dela dialogar com outras tendências para 2021, como o lema “faça você mesmo” ou “bem-estar”, por exemplo.  Mais do que peças bonitas, está na moda transformar suas peças de roupa pensando em aconchego. Nada melhor do que uma foto para inspirar, né? Olha só:

5. Lar

Ter uma casa é normal, mas os ingredientes para transformar a casa em um lar vão além. Comodidade, conforto, aconchego, paz. São essas e outras características que estão entre as tendências para 2021.

Na decoração, o estilo minimalista, com cores neutras e relaxantes está em alta e especialistas estão apostando bastante no design japonês e na estética escandinava.  Neste contexto, a principal tendência é a construção de um lar com harmonia.

A criação de espaços inspiradores para desconectar do trabalho, das redes sociais e dos compromissos, buscando equilíbrio interior também é uma das tendências que marcam a nova década.

6. A volta do artesanato 

Desenvolver hobbies para aliviar a tensão e aprender coisas novas são atitudes bastante realizadas em 2020. Bordados coloridos, artesanatos em geral, crochê, desenhos e outras artes é algo que está sendo retomado e ajuda as pessoas a conhecer outras formas de entretenimento e satisfação.

O artesanato também é uma das tendências para 2021 que estão conectadas às outras inspirações. A criação de espaços pessoais e de aconchego, como bibliotecas, espaços para meditação, locais para relaxamento é algo que exige personalização e a produção dos próprios objetos de decoração de forma artesanal está em evidência.

7. Hobbies e novos interesses são tendências para 2021

O contato com outras atividades que permitam o relaxamento, a desconexão e a descoberta de outras formas de prazer é uma necessidade nítida em tempos de tantas transformações no mundo.

As pessoas precisam de equilíbrio e é plenamente possível fazer isso a partir de hobbies e novos interesses. 

Com a tecnologia e os vídeos que ensinam novas coisas, as pessoas estão sendo mais autodidatas e por isso, desenvolver novos hobbies e interesses seja por artesanato, criação de receitas, decoração, pintura entre outras ações estão entre as tendências para 2021 que marcam um novo tempo cheio de ressignificados.

Gostou das tendências para 2021? Inspire-se!

As tendências para 2021 divulgadas pelo Pinterest são muito úteis para criadores de conteúdo, empreendedores e criativos. Como a rede social mesmo posicionou-se, a ideia do relatório de tendências não é apenas falar dos novos hábitos, mas sim continuar inspirando as pessoas a construir e abrir as janelas para o futuro.

Que tal refletir sobre as tendências para 2021 e colocar essas ações em prática no dia a dia do seu negócio? Fica a dica!

Quer saber mais sobre como usar as tendências para 2021 do Pinterest para inovar no seu negócio? Converse com os especialistas da Nerdweb!

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.