Conteúdo

Guia de uso de hashtags para o Instagram da sua empresa

Saiba como otimizar sua estratégia digital no Instagram com o aperfeiçoamento na utilização de hashtags para os seus posts obterem um melhor desempenho.

Por Vinicius Souza - Dia 12 de Abril de 2018 às 15:04

As hashtags no Instagram são uma ferramenta poderosa para descobrir sua marca, atrair novos seguidores, aumentar engajamento e criar uma estratégia afinada de branding. Neste guia desenvolvido pela Nerdweb, vamos falar sobre como fazer o melhor uso de hashtags para alavancar sua presença digital.

Com mais de 8 milhões de perfis comerciais ativos e aproximadamente 95 milhões de uploads de fotos diariamente, é preciso refinar e otimizar o conteúdo para encontrar o público certo. E com os últimos recursos lançados pelo Instagram, já é possível seguir hashtags e até colocá-las na sua biografia do perfil, aumentando ainda mais a importância de se pensar nas hashtags.

Requisitos para Hashtags

Antes de planejar as hashtags para sua marca, considere os seguintes itens:

1. CATEGORIZAÇÃO

As hashtags organizam as publicações em categorias específicas, aprimorando a correspondência a pesquisas realizadas na plataforma. Pense em um funil: as hashtags mais específicas conseguem um grau de eficiência maior com o seu público do que hashtags genéricas, pois estão no fim do funil.

Por exemplo: a hashtag #modafeminina tem uma concorrência mais de 10x menor do que apenas o termo #moda.

2. RELEVÂNCIA

Considere pesquisar quais são os termos mais relevantes com o assunto do post, descobrindo as hashtags de afinidade com sua marca. Ao fazer parte da conversa das pessoas, seu conteúdo será divulgado de maneira espontânea, sem forçar a barra.

Algumas ferramentas online podem ajudar, como o Top Hashtags, Hashtagify.me e Keyhole. Também estude seus concorrentes e como os principais influenciadores de cada assunto estão utilizando as hashtags.

3. POPULARIDADE

Para aumentar o envolvimento e a visibilidade na busca, fique atento aos assuntos do momento e às hashtags mais comentadas pelo usuários, que podem ser observadas na Guia Explorar. Algo similar aos “Trending Topics” do Twitter, apesar de não haver o detalhamento das hashtags.

O Trends Map também pode ajudar a encontrar o que está bombando no momento de acordo com as regiões.

Boas Práticas de Hashtags

Agora que você já definiu seus objetivos e compilou uma quantidade suficiente de possíveis hashtags, veja se elas atendem às boas práticas:


Analise e aprimore

Para finalizar, lembre-se de sempre monitorar e analisar quais hashtags estão funcionando bem e quais devem ser aperfeiçoadas com o passar do tempo. É a velha regra: repita o que funciona e reconsidere as hashtags que não estão dando retorno.

Quer saber mais e ter um planejamento digital personalizado para sua marca? Entre em contato com a Nerdweb pelo nosso e-mail para sabermos como podemos montar a estratégia certeira para seu Instagram.

Fonte(s): Hubspot, Sprout Social e Instagram 

Leia mais sobre o Instagram em nosso blog:

 

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.