Negócios

Líderes de grandes empresas no mundo estão gastando ainda mais com Big Data

Líderes do mundo todo estão elevando seus gastos com a adoção de tecnologias de Big Data nas suas empresas visando analisar o passado e prever ...

Por Francis Trauer - Dia 12 de May de 2017 às 16:05

Líderes do mundo todo estão elevando seus gastos com a adoção de tecnologias de Big Data nas suas empresas visando analisar o passado e prever o futuro, mesmo sem uma grande quantidade de cases de sucesso.

Modinha?

Existe uma piada recente proferida por Dan Ariely que diz o seguinte:

“Big Data é como sexo na adolescência: todo mundo fala, ninguém realmente sabe como fazer, todo mundo pensa que todo mundo está fazendo, então todo mundo diz que está fazendo”

E ela vai muito de encontro às vozes de muitos gerentes e executivos que afirmam que os resultados ainda são desapontadores. Contudo, a vasta maioria das empresas de médio e grande porte está gastando milhões de dólares todos os anos na construção e aquisição de software e talentos, segundo a Forbes Insights.

O campo da Big Data é uma verdadeira promessa dos CEOs para gerar insights que ajudarão a aperfeiçoar e criar novos produtos e serviços. O discurso também alinha que os dados gerados por soluções podem identificar ineficiências no trabalho para reduzir o custo e otimizar o desempenho das pesquisas.

O ônus?

O custo da tecnologia é alta e encontrar pessoas qualificadas é um desafio recorrente. Mais de 1518 executivos de empresas com faturamento anual acima de 500 milhões de dólares foram entrevistados pela Forbes Insights e EY e disseram que estão investindo 10 milhões de dólares para os próximos dois anos.

“Executivos do mundo todo entendem o valor total que a análise avançada de dados está se tornando em um elemento vital na estratégia de negócios e usá-las é um diferencial competitivo” diz um dos entrevistados.

Por outro lado…

Apenas 7% dos questionados afirmou que estas análises gigantes de dados foi essencial para o desenvolvimento da sua estratégia global até o momento. Os estudos demonstram que a Big Data, por enquanto, é mais bem utilizada quando aplicada para resolver problemas específicos ao invés de esperar que padrões e insights surjam.

Além disso, o entrosamento entre os diferentes setores das empresas com os especialistas analíticos foi um dos motivos apontados como um dos maiores impedimentos do progresso da exploração das coletas de dados analisados. Embora o acesso à tecnologia sofisticada tenha um enorme potencial, os conflitos e resistências criadas por líderes que têm medo de perder a influência têm impedido os avanços.

Segundo três especialistas da EY que escreveram recentemente para a Harvard Business Review, os CEOs precisam começar a falar mais abertamente sobre a jornada e vulnerabilidade dos executivos perante a esta situação, sugerindo que os mais obstinados e resistentes tenham que ceder e lutar a favor.

Por outro lado, mesmo com todo o risco e dinheiro envolvido, cerca de dois terços das companhias entrevistas tiveram um aumento de 15% no faturamento nos últimos anos, um sinal de que o Big Data, embora ainda não consagrado, esteja mais ajudando do que atrapalhando.

Você implementa Big Data na sua empresa? Já obteve algum resultado interessante? Compartilhe conosco na sessão de comentários!

Fonte: Harvard Business Review

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.