Marketing

Burger King cria comercial criativo que interage com o Google Assistente, mas sofre retaliação

O pessoal do marketing do Burger King teve uma ideia "diferente" para seu comercial de 15 segundos na TV: forçar uma interação com smartphones A...

Por Francis Trauer - Dia 12 de Apr de 2017 às 20:04

O pessoal do marketing do Burger King teve uma ideia "diferente" para seu comercial de 15 segundos na TV: forçar uma interação com smartphones Android ou com o dispositivo Google Home para estender o conteúdo.

Basicamente, um ator no papel de um funcionário do Burger King diz que o comercial é muito curto para explicar todo o frescor dos ingredientes presentes no Whooper, principal sanduíche da rede de fast-food, por isso ele vai pedir para que o Google responda isso para você.

Desta forma, ao usar a expressão “Ok, Google, o que é o hambúrguer Whooper?” no fim do comercial, dispositivos como smartphones com sistema operacional Android ou mesmo o Google Home — eletrônico conectado à internet que usa o Google Assistente para responder perguntas ou executar ações — busca pela resposta na internet.

Criatividade ou invasão de privacidade?

O anúncio rapidamente gerou polêmica por intervir nos dispositivos dos consumidores sem seu consentimento, afinal tanto o Android quanto o Google Home ainda não são capazes de distinguir o timbre de voz que realiza as perguntas.

Além disso, o Google não foi envolvido na criação do ad, o que configura num uso indevido de anúncio que não respeitou as políticas da empresa. Para piorar, aparentemente a equipe de marketing do Burger King alterou a página da Wikipédia ao saber que a resposta automática para esta pergunta estava indexada nela.

De acordo com o histórico da enciclopédia digital, a resposta por anos era “O sanduíche Whooper é uma marca assinada e vendida pela cadeia de rede fast-food Burguer King e a franquia australiana Hungry Jack’s”, mas recentemente foi alterada para “O Whooper é um hambúrguer grelhado 100% carne sem conservantes ou enchimentos, coberto com tomate fatiado, cebola, alface, pickles, ketchup e maionese, servido em um bolinho de sésamo”.

As evidências ficam ainda mais claras quando esta alteração foi realizada pelo usuário “Fermachado123”, que leva a crer ser de Fernando Machado, o chefe de marketing do Burger King nos Estados Unidos. O mesmo username, inclusive, é utilizado em suas contas em redes sociais como Twitter e Instagram.

Como a Wikipédia é contra autopromoção, após tomar o conhecimento a página foi revisada e voltou ao estado anterior.

Retaliação

A polêmica foi tanta que o Google rapidamente soube do que estava acontecendo e impediu que o Google Assistente respondesse automaticamente esta pergunta. De qualquer forma, se a intenção do Burger King era despertar interesse, mesmo que momentâneo, ele conseguiu:


A busca por “o que é o Whooper Burger” aumentou muito durante parte do dia na internet e teria ido ainda mais longe se o Google e Wikipédia não agissem tão rápido.

Sinal dos novos tempos? O que você achou da ideia do Burger King: ousadia ou antiética?

Fonte: YouTube do Burger King

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.