Tecnologia

Google promete melhor experiência de “copiar e colar” no celular com o Android 8.0

Convenhamos, efetuar a ação de “copiar e colar” no celular não é tão prática. Embora os sistemas operacionais móveis tenham incorporado ...

Por Francis Trauer - Dia 24 de Apr de 2017 às 18:04

Convenhamos, efetuar a ação de “copiar e colar” no celular não é tão prática. Embora os sistemas operacionais móveis tenham incorporado a função faz muitos anos, realizar esta ação ainda é desconfortável quando estamos com pressa e mudamos de app. Algo que o Google quer melhorar de vez com a chegada do Android O, o Android 8.0 que será lançado em 2017.

A empresa luta para que o reconhecimento de contextos vá além das conversas com o Google Assistente, por isso a nova versão do Android vai implementar algo que já está sendo testado no Chrome em outros apps: a “Copyless Paste”.

O que é Copyless Paste?

Segundo a própria documentação da Google, este é um recurso que fornece sugestões para entrada de texto com base no seu contexto recente. Por exemplo, se você buscou por um restaurante no Google e mudou para o app do Google Maps, o teclado apresentaria o nome desse restaurante como uma sugestão para escrever na barra de pesquisa.

O que os apps suportados fazem é indexar os dados localmente no celular e nunca enviar para o servidor. Em outras palavras, ele armazena o contexto no cache do app que você está usando e sugere para o teclado do Google. O modo é desativado no modo de navegação anônima.

Portanto, não é a mesma coisa que copiar um texto de uma notícia ou até mesmo de uma receita para enviar para os amigos no WhatsApp, mas de toda forma parece ser muito útil, principalmente quando você está fora de casa e precisa tomar uma ação rápida.

Como posso testar?

O recurso será pertencente à nova versão do Android que só chega no segundo semestre de 2017, porém quem quiser testar o contexto via Google Chrome precisa instalar a versão Chrome Canary no seu dispositivo. Contudo, somente alguns usuários estão tendo êxito.

O maior evento anual da Google, o Google I/O, acontece mês que vê (de 17 a 19 de maio) e deve apresentar a visão da gigante de Mountain View para o mercado nos próximos meses. não deixe de acompanhar a Nerdweb para saber de todas as novidades em primeira mão!

Fontes: Chromium 1, 2 e 3, VentureBeat

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.