Redes Sociais

Facebook Spaces: a nova plataforma de realidade virtual da empresa chegou

Você lembra de Second Life? O mundo 3D que fez tanto barulho na internet e que acabou morrendo na praia? Pois é, parece que o Facebook tem ambiç...

Por Francis Trauer - Dia 19 de Apr de 2017 às 20:04

Você lembra de Second Life? O mundo 3D que fez tanto barulho na internet e que acabou morrendo na praia? Pois é, parece que o Facebook tem ambições de resgatar essa experiência com o app Facebook Spaces, dedicado ao dispositivo Oculus Rift que foi adquirido pela empresa em 2014.

O aplicativo permite os usuários criarem um ambiente virtual e interativo com os amigos num mesmo quarto. Ao entrar no app, escolhe-se uma de suas fotos para criar um avatar 3D muito parecido com a sua aparência. O Facebook explica que isso facilita as pessoas se reconhecerem e torna a experiência mais pessoal.

O que é possível fazer?

Uma vez dentro do mundo virtual com o seu Oculus Rift e o controle Touch, é possível convidar os amigos para entrarem no mesmo ambiente e realizar algumas atividades:

Desenhar: é possível desenhar objetos e artes em tempo real para decorar o ambiente.

Trocar o ambiente: você pode viajar para diferentes lugares mudando o local em que todos estão.

Fazer uma videoconferência: pelo Facebook Messenger, é possível ligar para um amigo que não esteja dentro do ambiente 3D para visualizar tudo em vídeo 360 graus.

Primeiros passos

O Facebook Spaces encontra-se em beta e necessita da tecnologia VR da Oculus, empresa adquirida pelo Facebook, para funcionar. Contudo, não deixa de ser curioso como a rede social de Mark Zuckerberg está investindo fortemente em vídeos, vídeos ao vivo, realidade aumentada e realidade virtual.

Com o passar dos anos, a tecnologia deve deixar a fase embrionária e amadurecer, oferecendo interações mais acessíveis e com custos baixos para marcas e empresas.

O que você achou do Facebook Spaces?

Fonte: Facebook Newsroom

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.