Conteúdo

Facebook libera 4 novos recursos para vídeos, veja como aproveitá-los na sua fanpage

No fim de março, a plataforma de vídeos do Facebook ganhou quatro novos upgrades em vídeo que merecem a atenção de todos que produzem conteúd...

Por Francis Trauer - Dia 04 de Apr de 2017 às 18:04

No fim de março, a plataforma de vídeos do Facebook ganhou quatro novos upgrades em vídeo que merecem a atenção de todos que produzem conteúdo na rede social.

De acordo com um comunicado em seu blog oficial, a gerente de produto Dana Sittler e o gerente de engenharia Alex Li afirmaram que as pessoas estão assistindo e compartilhando com muita frequência, o que fez a equipe pensar em atualizações para melhorar a experiência dos espectadores.

A mudança vem logo em seguida ao pronunciamento de que o algoritmo do Feed de Notícias vai privilegiar vídeos longos que conseguirem manter uma alta taxa de retenção de usuários, medida que está sendo tomada porque a empresa pretende manter as pessoas cada vez mais tempo dentro da rede e também devido à chegada de anúncios mid-roll em breve.

“Hoje, as pessoas estão assistindo e compartilhando mais vídeos no Facebook do que nunca. Estamos focados em melhorar continuamente a experiência com vídeo na plataforma e, por isso, estamos anunciando hoje várias atualizações que fazem da experiência de assistir a vídeos no Facebook mais envolvente e flexível”

Entenda os novos recursos que chegarão esta semana:

1. Vídeos com áudio ligado

Normalmente, os vídeos que aparecem no Feed de Notícias possuem autoplay, ou seja, começam a ser reproduzidos automaticamente — uma estratégia que ajudou a fisgar a atenção das pessoas neste conteúdo antes de seguir scrollando a página. Contudo, desde o início, para não incomodar os usuários, os vídeos iniciavam sem áudio. Para escutar, era necessário tocar no vídeo para abri-lo em tela cheia.

Tal fato acabou despertando a curiosidade de produtos e gerando estilos vídeos que você provavelmente está bem acostumado: aqueles em que há muitas legendas ou títulos para agregar conteúdo, com a trilha sonora sendo meramente coadjuvante. Bem, o Facebook andou testando iniciar os vídeos no Feed de Notícias com som ativo recentemente e, segundo eles, o feedback foi bem positivo.

Por isso, agora eles estão trazendo este recurso para todas as pessoas. Assim que o vídeo começa a ser tocado, o som surge e desaparece na medida que você prossegue na lista. A mudança respeita quem está com o celular no silencioso, modo no qual os vídeos permanecem sem som.

A empresa também garantiu que vai exibir mensagens dentro do produto para informar as pessoas sobre esta nova experiência com controles de som, educando os usuários.

2. Vídeos verticais

Outra novidade é a melhoria dos vídeos verticais em dispositivos móveis com sistemas operacionais Android e iOS. O formato vertical, aquele cujo qual a altura é superior à largura, recebeu uma pré-visualização aperfeiçoada e já está disponível para todos os usuários do app oficial da empresa.

Desta maneira, agora eles facilmente expandem para tela cheia sem a necessidade de criar as letterbox (aquelas faixinhas pretas que fazem margem) são removidas neste tipo de vídeo para que a experiência seja mais fluída e agradável.

3. Assistir vídeos enquanto navega

Uma grande mudança que vai agradar muita gente! Assim como a Apple já faz no iOS, agora você pode minimizar um vídeo enquanto está assistindo para que ele seja reproduzido num canto menor da tela enquanto você continua navegando em outros conteúdos do Feed de Notícias.

“Sabemos que, às vezes, você quer assistir a um vídeo e também quer continuar rolando seu feed de notícias” 

No Android, o vídeo fica flutuante. Em outras palavras,, você pode arrastá-lo para qualquer canto da tela e continuar interagindo normalmente no app. É possível até mesmo continuar assistindo enquanto vai para outro app como o WhatsApp ou telefone. Novamente é uma ação que vai beneficiar produtores de vídeos mais longos.

4. Apps para a TV

O sistema de vídeos do Facebook cresceu tanto em acervo que o conteúdo vasto está gerando a necessidade de consumi-lo em diversos lugares, até mesmo em TVs. Pensando nisso, a empresa lançou um app exclusivo para os sistemas Apple TV, Amazon Fire TV e Samsung Smart TV. A empresa acrescenta que novas plataformas devem receber um app em breve.

O app funciona para todo tipo de vídeo: você pode optar por ver um vídeo de um amigo ou assistir vídeos de acordo com a função de recomendação da plataforma. Até mesmo as transmissões ao vivo estão presentes, assim como opções para acompanhar vídeos salvos ou revisitar aqueles que você assistiu, compartilhou ou fez um upload.


Como você já deve ter percebido em sua fanpage, conteúdos em vídeo têm um alcance superior a links e fotos, mostrando que a prioridade da rede de Mark Zuckerberg em 2017 é continuar investindo para manter as pessoas mais tempo no Facebook.

Portanto, criar uma estratégia de vídeo é fundamental para quem quer crescer mais rápido e ampliar o alcance da sua comunicação. Fique ligado na Nerdweb para mais notícias e dicas sobre redes sociais!

Fonte: Facebook Newsroom

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.