SEO

Google anuncia novo formato de resultado de busca para celulares: os Rich Cards

Em seu blog oficial, a Google Brasil anunciou, nesta terça (30), a expansão do novo formato de resultado de buscas para celulares, os Rich Cards,...

Por Francis Trauer - Dia 04 de Apr de 2017 às 16:04

Em seu blog oficial, a Google Brasil anunciou, nesta terça (30), a expansão do novo formato de resultado de buscas para celulares, os Rich Cards, disponível no mundo todo. O projeto estava em teste desde maio de 2016, mas a partir de agora sites de todas as localidades passarão a suportar o modelo.

Os Rich Cards nada mais são do que um formato de exibição baseado no sucesso dos Rich Snippets, aqueles quadros do resultado de busca que contam com um box que envolve determinados conteúdos para evidenciá-los. Desta forma, alguns resultados de busca se transformam em carrossel e exibem o conteúdo em cartões muito mais fáceis de navegar no celular.


No exemplo utilizado pela empresa, a busca de doces e sobremesas passou a exibir os resultados de receitas mais famosas em cartões que são navegáveis arrastando o dedo da esquerda para a direita. permitindo que os sites com conteúdo otimizado e bem ranqueados se destaquem nos resultados de busca. Vale lembrar ainda que, por possuir fotos e rating, páginas melhores trabalhadas para o buscador ganham força em determinadas pesquisas.

Não se esqueça de fazer parte do Google AMP

O Google ainda reitera a força do formato AMP para promover uma experiência mais rápida no mundo móvel. Isso significa o seguinte: se você quer ranquear bem no Google em dispositivos móveis, corra otimizar suas páginas e adicioná-las ao programa Google AMP, pois páginas otimizadas terão muito mais força no buscador.

Para validar páginas AMP, não se esqueça de fazer o Teste de AMP e corrigir os eventuais problemas.

Quem pode usar os Rich Cards?

Por enquanto, os Rich Cards estão disponíveis em três categorias de conteúdo: restaurantes e locais, receitas e filmes. Quem tem formatação do Google AMP tem uma tendência grande a ganhar prioridade e assim conseguir mais oportunidades de se destacar para atrair usuários.

Como criar Rich Cards?

Para explorar todos os tipos de Rich Cards existentes, acesse a Galeria com Capturas de Tela e veja os exemplos de códigos disponíveis. Vale muito a pena também verificar a Ferramenta de teste de dados estruturados para ver se o seu site está preparado para criar cards de conteúdo.

Por último, confira também o Relatório de Rich Cards no Search Console. Ele vai mostrar quais conteúdos possuem erros e quais precisam ser otimizados para ter um melhor desempenho.

Conclusão

O buscador do Google está avançando muito rápido na criação de soluções mais amigáveis para os usuários que fazem pesquisas pelo smartphone e você precisa ficar atento. Fazer um conteúdo somente baseado no ranking de resultado de busca já não basta, uma vez que estes snippets e widgets cada vez mais empurram o SERP antigo para baixo.

Recomendamos fortemente ficar ligado no blog da Nerdweb, sempre comunicaremos quando novidades assim chegarem ao mercado. Quem implementa primeiro surfa a onda antes e sai na frente.

Fonte: Blog Central para Webmasters do Google

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.