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Página Error 404: 4 dicas para aumentar as chances de conversão

“Error 404: not found”. Quem navega na internet certamente já deve ter se deparado com essa mensagem em algum site. Páginas com defeito ou me...

Por Francis Trauer - Dia 19 de Dec de 2019 às 00:12

“Error 404: not found”. Quem navega na internet certamente já deve ter se deparado com essa mensagem em algum site. Páginas com defeito ou mesmo uma busca sem resultados podem retornar esse tipo de mensagem.

Quando o usuário se depara com essa tipo de mensagem esse é um mau sinal para o dono do site. Significa que o conteúdo que ele buscava não está mais disponível e as chances de que o visitante vá embora aumentam. Porém, há meios de contornar esse problema e aumentar o engajamento.

Erro 404: não há como fugir dele

Um site otimizado pode reduzir consideravelmente as chances de que o erro 404 apareça. Essa mensagem é exibida quando uma URL foi movida de lugar ou apagada pelo administrador da página. Há meios de fazer redirecionamentos para evitar que isso aconteça, mas quando não é possível o usuário cai em uma página que não leva a lugar algum.

O que muitos não sabem ou não dão atenção é que essas páginas de erro podem ser personalizadas. Essa pode ser oportunidade para que o cliente dê uma segunda chance para o seu conteúdo, mas para isso você precisa atrai-lo e conquistá-lo. Listamos aqui algumas dicas para criar páginas de erro mais interessantes para o usuário.

1. Faça o redirecionamento 301

O Redirect 301 é a técnica mais eficaz para evitar que os usuários caiam em “erros 404”. Ele consiste em um redirecionamento automático de todas as URL quebradas ou apagadas, mas que ainda estão indexadas nos mecanismos de busca, para outra página do seu interesse – geralmente a página principal.

No Wordpress há plug-ins específicos para essa função, mas para obter melhores resultados é recomendável ter um suporte técnico adequado. Redirecionar URLs quebradas para URLs novas é uma solução que funciona bem, mas não abuse dos redirecionamentos para que isso não impacte no tempo de carregamento.

2. Recicle URLs inutilizadas

Se o redirecionamento não parece uma boa solução, que tal reaproveitar uma URL já com bom poder de indexação para apresentar outro tipo de conteúdo. A reciclagem de URLs é uma forma de obter conversão vinda de tráfego orgânico sem incomodar o usuário com erros.

Você pode transformar essa URL em uma Landing Page para algum conteúdo que tenha relação direta com ela. Com um pouco de criatividade é possível transformar páginas “mortas” em verdadeiras campeãs de audiência.

3. Personalize sua página de erro 404

Mesmo diminuindo consideravelmente o acesso a esse tipo de conteúdo, vez ou outra algum usuário vai acabar caindo em um página de erro 404. O que você pode oferecer para ele? Páginas personalizadas, com informações que auxiliem o usuário a voltar para a navegação são o melhor caminho.

Transformar a página de erro em um campo de buscas, para que o usuário possa pesquisar aquilo que interessa, é uma alternativa muito utilizada. Além disso, você pode incluir ainda links diretos para as suas principais landing pages e para a página principal.

4. Faça o usuário sorrir

Erros acontecem. Algumas vezes eles serão culpa sua, outras do usuário, mas nesse momento isso não importa. O importante é que o visitante “entre no jogo” e saiba que é assim que as coisas funcionam e que nem por isso ele vai deixar de encontrar no seu site a informação que deseja.

Mensagens divertidas brincando com o próprio erro são uma maneira interessante de entreter seus visitantes. A página de erro do Mailchimp é um ótimo exemplo disso. Há uma ilustração de um animal procurando alguma coisa perdida em um buraco, ao mesmo tempo em que há uma opção de busca, os menus e um link direto para voltar à página principal.

Não é o fim da jornada: é apenas o recomeço

A maneira como a sua empresa lida com os erros acaba se refletindo em como os usuários encaram a situação. Erros acontecem e não há problema nenhum em admitir isso. Nada de esconder a situação “debaixo do tapete”. Ria com o usuário e informe a eles os melhores caminhos para ele seguir a navegação.

Esse pode ser um momento de conexão do consumidor com a marca. Ao gerar empatia você aumenta as chances de que o usuário preste mais atenção no que você tem a dizer. Quem diria que um erro poderia estimular um maior engajamento, não é mesmo?

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