Redes Sociais

Como o Instagram pode te ajudar a impulsionar o ROI em 2019

Entender o funcionamento do algoritmo e contar com profissionais especializados na ferramenta para traçar uma estratégia de comunicação é o melhor caminho.

Por Nerdweb - Dia 13 de Março de 2019 às 12:03

O Brasil é o segundo país no mundo em número de usuários no Instagram. A estimativa é que pelo menos 50 milhões de brasileiros usem essa rede social. Obter um melhor ROI, portanto, se torna uma tarefa cada vez mais difícil.

Dados divulgados pelos desenvolvedores há cerca de um ano indicavam ainda mais de 2 milhões de anunciantes e 15 milhões de perfis comerciais conectados à plataforma. Em meio a tantas pessoas, conseguir se destacar com bons conteúdos não é uma tarefa fácil.

Contudo, aqueles que souberem dominar a plataforma e, principalmente, compreender como dados analíticos podem ser usados em seu favor certamente conseguirão obter um ótimo retorno sobre os investimentos com essa ferramenta.

Pensando nisso, listamos aqui cinco dicas que podem auxiliá-lo a aumentar os ganhos na plataforma. Para isso, é preciso conhecer as ferramentas que a rede social disponibiliza e interpretar com correção os dados que estão à sua disposição.

1. Use e abuse da análise de dados

O Instagram disponibiliza para os seus usuários dados relativos às visitas das últimas duas semanas. Há ferramentas de terceiros, como o Later, que estendem a coleta de dados para um período de até três meses. A partir dessas informações, o proprietário da conta pode tirar muitas conclusões sobre quais estratégias utilizar.

Ferramentas como essa podem ajudá-lo a compreender quais são os melhores dias e horários para fazer as postagens. Além disso, você descobrirá quais conteúdos “funcionam” e quais não geram engajamento com a sua base de usuários. Ajuda bastante contar com o apoio de especialistas em análise de dados sociais para compreender as estatísticas e pensar nas melhores estratégias para potencializar os investimentos.

2. Tenha cuidado na escolha das hashtags

A principal maneira de ser encontrado dentro do Instagram é por meio das hashtags. São elas que funcionam como guias nas buscas e permitem que o seu conteúdo seja exibido para uma parcela maior de usuários, ainda que eles não sejam seus seguidores.

Portanto, entender quais hashtags fazem sentido com a sua proposta de negócio é o primeiro passo. Depois, é preciso compreender a força de cada uma delas dentro do contexto da sua divulgação e explorá-las de maneira inteligente. Muitos ainda usam tags em inglês – mais populares – visando obter mais visualizações ou seguidores, mas se esquecem que dificilmente essas contas serão engajadas com seus conteúdos.

3. Busque qualidade em vez de quantidade

Quando se trata de fazer investimentos em produção de conteúdo ou mesmo em publicidade no Instagram, é preciso partir de um princípio fundamental antes mesmo de começar: qual é o meu objetivo com esse conteúdo? Se a ideia é angariar mais seguidores a estratégia é uma, mas se o que você busca é conversão a aposta deve ser outra.

Em linhas gerais, aumentar pura e simplesmente o número de seguidores não impactará no seu ROI – a menos que você seja um digital influencer.

Todavia, para uma empresa, é melhor ter 10 mil seguidores ativos, interagindo e gerando conversões do que uma base com 50 mil followers na qual menos do que 10% deles curte, comenta ou interage com suas postagens.

4. Seja criterioso na seleção de influenciadores digitais

Ao mesmo tempo que utilizar influenciadores digitais para divulgar a sua marca ou produto é uma estratégia que funciona, é preciso se cercar de muito cuidado na escolha do perfis que vão alavancar a sua marca bem como da maneira como eles se comunicarão com o público.

Quando você contrata um digital influencer, contrata também a maneira como ele se comunica com seu público. Compor mensagens que soem artificiais, por exemplo, somente fará com que você seja percebido como uma publicação patrocinada. É preciso que o perfil escolhido case perfeitamente com as suas ideias. Novamente, lembre-se: uma quantidade maior de seguidores não é sinônimo de um retorno melhor para o seu produto.

5. Em 2019, o vídeo será a linguagem do Instagram

Nos últimos dois anos, Facebook e o Instagram ampliaram consideravelmente os esforços para se tornarem referência em vídeo, numa tentativa de ultrapassar o YouTube. Na prática, isso significa que conteúdos como esses têm um alcance maior dentro da plataforma – e também contam com a simpatia dos usuários.

Busque compreender a linguagem a ser utilizada em seus vídeos. Nos Stories, por exemplo, a espontaneidade costuma ser mais atrativa do que os vídeos muito elaborados. Já na linha do tempo, a percepção é exatamente a oposta. Trabalhe em parceria com profissionais de marketing digital para colocar em sintonia as suas expectativas com os anseios do seu público-alvo.

Que tal conhecer mais sobre as possibilidades do Instagram para seu negócio? Venha bater um papo aqui na Nerdweb e aumente o potencial da sua marca nas redes sociais. ;)

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