Marketing

5 previsões de marketing para 2019

Quais são as principais previsões de marketing para 2019? Especialistas no setor todos os anos publicam as suas impressões com relação a tudo ...

Por Francis Trauer - Dia 15 de Feb de 2019 às 15:02

Quais são as principais previsões de marketing para 2019? Especialistas no setor todos os anos publicam as suas impressões com relação a tudo aquilo que deve se tornar tendência nos meses seguintes. Embora não seja possível cravar com exatidão o que vem por aí, dá para se ter uma boa ideia e deixar a sua empresa preparada.

Nesse artigo, listamos cinco tendências e previsões de marketing que podem ser consideradas quase como um denominador comum entre os principais profissionais do mercado. São áreas de atuação, tecnologias e formas de se trabalhar que devem estar em alta em 2019. Por mais que a sua empresa ainda não atue com nenhuma delas, é bom pensar em como se preparar para cada uma delas.

1. A proteção aos dados terá importância ainda maior

O ano de 2018 marcou a entrada em vigor da GDPR, o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados aprovado pela União Europeia. Além disso, escândalos de vazamentos de dados dos usuários no Facebook – que impactaram diretamente as eleições nos Estados Unidos – fizeram com que os consumidores passassem a olhar com mais atenção para a proteção dos seus dados pessoais.

Por essa razão, profissionais de marketing devem ficar atentos para não serem invasivos em suas estratégias. Se não há autorização formal dos usuários para utilizar determinada informação, não as use. Estabeleça uma relação de confiança com os seus consumidores, deixando claro como você utiliza as informações que coleta e, principalmente: não compartilhe esses dados com terceiros.

2. O uso de dados na tomada de decisões

Ficou no passado a época em que agências e empresários tomavam decisões baseadas em suas impressões. No mundo digital, o achismo não tem vez e aqueles que se apoiam em dados para fazer escolhas saem na frente, sendo mais assertivos em suas decisões.

É preciso investir em ferramentas de inteligência, que permitam a coleta e a análise de dados. Além disso, seus colaboradores ou os profissionais da sua agência de marketing digital têm a obrigação de pesquisar e levantar bons argumentos que justifiquem qualquer decisão. Softwares baseados em inteligência artificial podem fazer com que você ganhe tempo.

3. A maneira como as marcas se comunicam segue mudando

Esqueça também a comunicação “de cima para baixo”, na qual as marcas divulgavam uma informação e o consumidor optava simplesmente por acreditar ou não. Hoje, essa comunicação é construída por meio de um diálogo no qual a marca defende um ponto de vista, mas precisa justificar aos consumidores, com ações práticas e respondendo a questionamentos, o motivo das suas escolhas.

Para isso, é importante compreender as características do público-alvo e também a linguagem utilizada em cada uma das plataformas sociais. A maneira como você dialoga no YouTube é diferente do modo como sua marca se comporta no Instagram, e assim sucessivamente. Encontrar o tom certo na voz da sua marca é o grande segredo.

4. Dê mais atenção ao e-mail marketing

Com o boom das redes sociais, muitas agências deixaram de lado o uso do e-mail marketing como ferramenta de comunicação com os consumidores. Contudo, o excesso de informação que circula nessas plataformas, somado às limitações na entrega de conteúdo impostas pelas próprias redes sociais fizeram com que o alcance e, consequentemente, o retorno nessas ações diminuísse.

Assim, 2018 marcou o retorno de muitas companhias ao bom e-mail marketing e os resultados têm sido expressivos. A ideia não atingir uma grande quantidade de pessoas, mas cativar uma parcela de usuários que realmente está interessada em receber as suas informações. Para isso, conteúdo de qualidade e relacionado ao que o seu público-alvo deseja ver faz toda a diferença.

5. Aposte no poder dos vídeos

YouTube, Instagram e Facebook, embora sejam redes sociais com propósitos e linguagens completamente distintos, começam a convergir para um ponto em comum: todos querem uma fatia cada vez maior em vídeos. Independentemente de qual delas faz mais sentido para o seu público, apostar em produções audiovisuais de qualidade é um dos bons caminhos para seguir em 2019.

Bons vídeos, no entanto, são mais trabalhosos para serem produzidos e requerem mais investimento, especialmente em pessoas capacitadas para roteirização e edição. Procurar uma agência de marketing digital para debater o assunto é o melhor caminho para quem está começando ou ainda não tem condições de manter uma estrutura própria.

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