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Usa Google AdWords? Coloque suas Landing Pages com AMP imediatamente

Empresas grandes sabem que mais rápido significa mais dinheiro. É por isso que você precisa ficar de olho no Projeto AMP do Google para aplicar ...

Por Francis Trauer - Dia 11 de May de 2017 às 22:05

Empresas grandes sabem que mais rápido significa mais dinheiro. É por isso que você precisa ficar de olho no Projeto AMP do Google para aplicar em todas Landing Pages e páginas importantes que são muito acessadas via smartphones.

Depois que o ser humano se acomoda com algo muito mais rápido, é difícil voltar atrás. Quem consegue se imaginar com uma TV sem controle remoto ou ter que falar com atendentes que direcionam o sinal para fazer uma simples ligação hoje em dia? É simplesmente inimaginável.

E o mesmo acontece na internet quando um usuário com internet 4G ou WiFi de alta velocidade tenta acessar um site e ele demora mais do que outros. Se tem uma área no mundo dos negócios que não precisa-se investir muito para ser mais rápido é a do mercado digital.

O Google realmente se importa com velocidade

A equipe por trás do buscador mais popular da internet entendeu muito cedo que um dos grandes entraves do novo mundo móvel que se abriu com a chegada dos smartphones era a quantidade de código inútil que era carregado por causa do desktop.

Segundo o site KissMetrics, uma vez o Google realizou um teste para exibir 30 links no resultado de busca ao invés dos tradicionais 10. O resultado foi que os 500 milissegundos — você não leu errado, 500 ms a mais — foram suficientes para derrubar o uso da página em 20%.

Mas, embora o Google possa controlar o seu próprio site, ele não tem qualquer controle sobre os sites de terceiros. O problema, para eles, é que grande parte da internet usa o Google AdSense e se as pessoas navegam menos por causa da má experiência, o Google também deixa de ganhar muito dinheiro.

É por isso que a empresa investiu no seu próprio navegador (o Chrome), removeu a já esquecida barra do Google e incentivou que os sites corressem atrás de velocidade para ranquear bem na indexação do buscador. Mas só isso não foi o suficiente.

Em 2015, eles resolveram lançar um projeto de código aberto chamado AMP (Accelerated Mobile Pages ou Acelerador de Páginas Móveis), uma tecnologia que possibilita carregar o conteúdo do site em um cache e também limpar o código de scripts pesados e desnecessários no ambiente móvel.

A diferença no carregamento de sites que já eram bem otimizados com a sua própria versão AMP pode chegar entre 3 a 4 vezes (7 segundos contra 24,6, por exemplo).

Como funciona o Google AMP ?

Desenvolvedores que adaptam seus sites e cadastram eles no Google AMP podem ter suas páginas carregadas num formato diferente que é priorizado pelo buscador quando um usuário busca por palavras-chave no celular.

Em março de 2017, a Google afirmou que mais de 1.7 bilhões de páginas de 860 mil domínios já se encontram no modelo AMP, com 35 milhões de novas páginas sendo adicionadas todas as semanas.

Quando você está abrindo um conteúdo em AMP, o buscador adiciona o ícone de um raio nos cards que representam a página da busca, apesar de que a empresa está testando removê-lo em algumas validações. Basicamente, o Google AMP possui três componentes para que o visitante tenha uma experiência excelente no mobile:

  1. AMP HTML: o código HTML possui algumas restrições de carregamento para focar em uma melhor performance. 
  2. AMP JS: a biblioteca de Javascript do AMP garante que as páginas serão carregadas mais rapidamente. 
  3. AMP Cache: o Google faz um cache das páginas para que elas sejam requisitadas e carregadas num tempo menor. 

Como o AMP afeta seu site?

O Google AdWords não favorece anúncios em Landing Pages com Google AMP e nem carrega o cache da tecnologia ainda. Mesmo assim, os anunciantes podem tirar vantagens do código limpo do AMP para criar Landing Pages que são rápidas e melhorar outras variáveis igualmente importantes na indexação do buscador:

  • Taxa de Saída (Bounce Rate) 
  • Taxa de Conversão 
  • Duração Média da Visita no Site 
  • Dentre outros 

De acordo com um estudo da Akamai publicado este ano, Landing Pages extremamente rápidas tiveram as seguintes consequências:

  • Páginas com atraso de 100 milissegundos a mais diminuiu sua Taxa de Conversão em 7% 
  • Páginas com atraso de dois segundos no carregamento aumentou a Taxa de Saída em 103% 
  • 53% dos visitantes do seu site via celular vão abandonar a página se ela demorar mais de 3 segundos para carregar 

Para o pessoal da Search Engine Land, o histórico do Google em promover uma internet mais rápida deve estender em breve as tecnologias do AMP também para quem usa Google AdWords, sendo assim mais um fato que você deve considerar e correr contra o relógio.

Por que anunciantes precisam se importar?

Se você ainda não está convencido, vamos ver mais alguns dados de mercado. O jornal The Washington Post aumentou seu desempenho em carregamento em 88% com o AMP. Como resultado, a taxa de visitas que retornavam em sete dias aumentou em 23% no mobile.

Já o site NoBroker viu suas sessões por páginas aumentar em 10% com o AMP, ao passo que a Taxa de Saída reduziu em 18%. A versão digital da revista Wiredinformou que seu CTR aumentou 25% após conseguir mais leitores por causa do desempenho excelente do AMP. E, bem, sabemos muito bem que um CTR maior produz um Score Qualitativo maior e um Custo por Clique menor no ranqueamento de anúncios.

Portanto, fica fácil concluir que ao aumentar o CTR (por causa do AMP), a quantidade de monetização tende a crescer. No caso da Wired, os 25% do CTR levaram a um acréscimo de 63% de receita via mobile.

Você já usa o Google AMP?

Se o seu site é uma loja virtual, produz conteúdo ou possui Landing Page para conversão e possui cada vez mais acessos por dispositivos móveis, mas não utiliza o AMP, você já está deixando grandes oportunidades passar.

Aqui na Nerdweb, podemos configurar para seu site personalizado se adaptar aos diferentes dispositivos com telas e resoluções diferentes, bem como também podemos implementar o Google AMP nas suas páginas. Venha falar conosco!

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