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O que é Landing Page e como fazer para elas terem muita conversão?

Entenda o que significa Landing Page e veja sete dicas para fazer o bom uso desta estratégia para gerar clientes e vender muito mais.

Por Nerdweb - Dia 08 de Abril de 2017 às 06:04

Uma Landing Page é uma página de destino cujo objetivo é transformar o tráfego de pessoas em leads e leads em clientes. Em outras palavras, são as páginas que capturam informações dos visitantes por meio de uma oferta, formulário ou ação (CTA - Call to Action) com o intuito de gerar a venda de um produto ou serviço.

Quando você cria uma Landing Page, o seu foco deve ser o de convencer o visitante a se tornar um possível cliente. Para isso, você vai disponibilizar algumas informações sobre o seu produto ou serviço e em troca obter algum dado da pessoa capaz de transformá-lo em um lead rastreável. É por isso que normalmente as Landing Pages possuem conteúdo, material digital ou o fornecimento de e-books gratuitos mediante cadastro.

Mas como fazer uma Landing Page que faça diferença nos seus negócios? Somente ter uma página no ar não adianta mais, pois todo mundo está adotando este tipo de estratégia no meio digital. Se você quer convencer seus leitores e espectadores em vendas, preste muito atenção nas sete dicas que vamos dar a seguir:

1. O primeiro scroll

A primeira porção de tela da página é a mais importante. Lembre-se que no jornal e revistas a “matéria de capa” sempre fica destacada por primeiro. É o mesmo caso aqui. O conteúdo mais importante precisa estar em evidência no primeiro scroll.

Além disso, evite menus (header) super altos para não empurrar esta área Premium demasiadamente para baixo, sobretudo se o seu site for responsivo. Vale muito a pena também configurar as páginas para carregarem tamanhos de texto menores no mobile para não ficarem muito longas.

O objetivo desta dica é um só: fazer com que o conteúdo mais fundamental nunca passe batido, não importando o dispositivo que o seu usuário está acessando.

2. Escolha cores complementares para criar contraste

Chamar a atenção visualmente é um dos pontos mais estimulados em uma Landing Page. Não é para menos, quando você consome, a embalagem ou o comercial do produto contam bastante para uma experiência mais gratificante, não é?

É por isso que estudar bem as cores e uma identidade visual moderna ajudam a gerar credibilidade e despertar desejo. Estude a psicologia das cores e use serviços como o Adobe Color CC, que ajuda a criar combinações de cores nos mais variados tipos de regras:

  • Análogo 
  • Monocromático 
  • Tríade 
  • Complementar 
  • Composto 
  • Sombras 
  • Personalizado 

Neste caso, usar o Complementar é uma boa dica, pois ele vai selecionar cores opostas no Círculo Cromático e você pode realizar o contraste..

3. Não se esqueça do conteúdo multimídia

O ser humano é visual. Se a sua Landing Page for apenas em texto corrido, a chance de ela ser desprezada aumenta consideravelmente. Use muitas imagens e vídeos para prender o leitor, intercalando em blocos com textos curtos e diretos.

A ideia é transformar a página quase em um infográfico, muito mais fácil de digerir e navegar. Use uma abordagem mais humana e mostre um rosto. Um sorriso ou simplesmente uma pessoa faz com que as pessoas criem empatia e fique mais propensa a ouvir o que você está dizendo.

4. Crie um senso de urgência

O texto da sua Landing Page precisa ser marketeiro na medida certa. Você não pode se vender demais e nem oferecer algo que não pode cumprir no prazo informado. Contudo, é válido usar uma abordagem que dê ênfase na alta demanda do produto, levando a crer que a sua venda é limitada.

Além disso, usar recomendações de clientes e reviews é altamente proveitoso se você endossar com honestidade. Se quem gosta do seu produto ou serviço depor a seu favor, a chance de que outras pessoas sintam mais segurança aumenta.

Nós, seres humanos, buscamos a confirmação social a todo momento. Se mais usuários pensam igual a nós, isso pode virar um fator decisivo de compra. Por fim, sempre tenha um botão bem grande em evidência com uma chamada para ação (CTA). Ele pode ser um formulário de cadastro ou um login.Deixe-o sempre à vista, seja pelo header ou no primeiro scroll. Lembre-se que é esta ação que permitirá prospectar novos clientes depois.

Outra dica: ofereça benefícios e não recursos. O cliente sempre busca a solução de um problema. Apresentar soluções é mais eficiente que apenas listar funcionalidades.

5. Use marcadores (bullets) e palavras-chave

Os textos precisam ser bem diagramados. Os seus clientes nem sempre lêem tudo e acabam pulando de bloco em bloco na busca de algo que prenda sua atenção. Sendo assim, colocar textos muito largos ou longos complicará a vida do usuário.

É neste momento que o uso de marcadores ajuda a evidenciar a informação útil e ao mesmo tempo estruturar visualmente o conteúdo para manter a audiência interessada. Também é vital exaltar as palavras-chave no título, URL e primeiro parágrafo do texto, ajudando o trabalho dos buscadores a categorizar a sua página.

Outra dica é colocar a chamada da ação na própria URL. Adicionar “/compre-o-produto-x” na página do CTA dá a certeza que o usuário encontrou o próximo passo.

6. Fale diretamente com o usuário

Imagine que o seu futuro cliente é um amigo que está do outro lado da mesa. Portanto, sua linguagem deve ser simples, direta e falada em primeira pessoa. Palavras como “seu, sua” ou “você” dão um tom mais pessoal que faz com que o cliente preste mais atenção.

Quanto mais eles gostarem do seu diálogo, maior a chance de se sentirem predispostos a testar o que você está oferecendo.

7. Evite poluição visual

Existe uma força no universo que fica latejando na cabeça de qualquer empreendedor em como ele deve colocar todas as vantagens do seu produto ou serviço na Landing Page. Afinal, ele estudou por alguns meses os concorrentes, o mercado e toda essa energia precisa se converter em algo produtivo.

Mas calma lá! Pense que esta é a primeira vez que os possíveis clientes vão ter contato contigo. Bombardeá-los com muita informação pode, na maioria das vezes, ser prejudicial. Aliás, muitas vezes você não tem nem certeza ainda do público que conseguirá direcionar. Vai que os cadastros obtidos provem que você deve realizar mudanças na sua estratégia porque o público mudou?

Portanto, limpe a página, atenha-se aos pontos mais importantes e permita que o usuário possa encontrar informações adicionais apenas se desejar. É claro, tenha certeza que toda informação vital está presente.

Seguir estes sete passos vai facilitar a criação de uma Landing Page bem construída e que realmente dialoga com o possíveis novos clientes. Elas são adições simples, mas que em todo o conjunto podem fazer toda a diferença em como a sua página é visualizada pela audiência.

Faça um teste e nos conte o que achou do resultado! Aqui na Nerdweb somos especialistas em criar sites com o objetivo de gerar leads e vendas. 

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