Assistente pessoal com inteligência artificial do Facebook foi lançada no Messenger
O Facebook está disponibilizando sua nova assistente pessoal com inteligência artificial, chamada M, a todos os usuários do Facebook Messenger n...
O Facebook está disponibilizando sua nova assistente pessoal com inteligência artificial, chamada M, a todos os usuários do Facebook Messenger nos EUA nesta quinta (06) por meio dos apps da rede social no Android e iOS.
Os primeiros testes públicos da M começaram em dezembro, porém a empresa decidiu que chegou o momento de testar com o grande público. Em linhas gerais, a M é uma assistente capaz de automatizar tarefas sugerindo algumas ações em tempo real dependendo das interações que os usuários estão realizando durante as conversas.
Isso significa que ela pode sugerir compartilhar sua localização, realizar transações financeiras, pedir um Uber, iniciar uma enquete ou mesmo enviar emojis ou stickers pertinentes ao contexto das mensagens. A M é capaz de ler as palavras-chave das conversas e fornecer ações rápidas.
Como funciona a M
Por exemplo, se o seu amigo falar “me pague R$ 15”, a M vai poder mostrar a função de pagamentos. Agora, se ele perguntar “onde você está”, uma opção para você compartilhar localização imediatamente surge na tela. Em caso de eventos predeterminados como reuniões ou encontros, a M organiza um evento para alertar do horário e local. Tudo baseado no contexto da conversa.
O segredo da M é ser uma inteligência artificial única para cada pessoa ou cada situação, sendo uma serventia pessoal que busca encontrar padrões para ganhar tempo do usuário.
“A personalização é baseada em padrões. É a IA que decide quando e como servir” — explica Stan Chudnovsky, chefe de produto Facebook Messenger
Se você é uma pessoa que não gosta de usar stickers, ela não vai mais oferecer stickers a todo o momento. A ideia é que quanto mais você use a M, mais ela aprenderá sobre os seus gostos. De qualquer forma, quem não gostar pode desativá-la totalmente a qualquer momento.
Aprendizado constante
O desenvolvimento da M passa por uma equipe de pessoas que lê conversas em tempo real, coleta dados e melhora suas ações com base em técnicas de machine learning, ensinando a assistente a tomar decisões sozinhas de maneira mais assertiva e em situações apropriadas. São mais de 18 meses de testes que estão aperfeiçoando a leitura contextual para automatizar ações.
Afinal, os planos do Facebook para automação por bots são muito ambiciosos e a capacidade preditivas passam muito pelo fato do computador passar a entender a linguagem huamana antes de tomar responsabilidades.
Embora ela já esteja disponível, seu status ainda permanece em fase beta apenas com convite. Tudo leva a crer que Mark Zuckerberg fará o anúncio oficial no próximo evento Facebook F8, que se inicia no próximo dia 18 de abril.
Futuro dos Chatbots
Você sabia que o Facebook já disponibiliza uma API para que qualquer marca ou empresa crie seus próprios robôs? Além disso, existem já diversos serviços capazes de automatizar respostas e ações nas conversas de fanpages.
Já imaginou se os clientes da sua fanpage pudessem interagir com a sua marca automaticamente? Tudo o que você precisa é de um bot que pode ser pré-programado para fornecer interações úteis. Caso tenha interesse, fale com a Nerdweb, temos uma equipe preparada para criar um chatbot para a sua fanpage!
Fonte: Facebook Newsroom
-
SEO11 de Sep de 2023
As 15 melhores métricas para rastrear e analisar no seu site
-
Marketing11 de Sep de 2023
As principais estatísticas do mercado digital do Brasil em 2024
-
Marketing11 de Sep de 2023
Quais são os tipos de Account-Based Marketing e suas diferenças?
-
SEO11 de Sep de 2023
Google atualiza algoritmo do buscador a partir de março de 2024
Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.