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Saiba o que é Benchmarking e qual sua importância no Marketing Digital

Você sabe o que é benchmarking? A estratégia, que consiste em analisar de maneira estratégica as melhores práticas utilizadas pelas demais emp...

Por Francis Trauer - Dia 25 de Jan de 2022 às 00:01

Você sabe o que é benchmarking? A estratégia, que consiste em analisar de maneira estratégica as melhores práticas utilizadas pelas demais empresas do mesmo setor que o seu, pode ser extremamente eficiente para te trazer mais insights sobre o seu negócio. 

Além disso, quando bem feito, o benchmarking te auxilia a tomar melhores decisões e a evitar erros que já podem ter sido “testados” pelos seus concorrentes. Assim sendo, pode ser muito importante para dar mais eficiência para a sua marca. 

Ademais, vale lembrar que o benchmarking é interessante para empresas de todos os segmentos e tamanhos, afinal, sempre existirão concorrentes a serem acompanhados, analisados - e, quem sabe, superados.

Acompanhe e entenda melhor sobre o que é benchmarking, qual a sua importância para a estratégia de marketing digital e, também, veja boas dicas para fazer o seu benchmarking.

O que é benchmarking?

Benchmarking é um termo que vem da palavra inglesa “benchmark”. Em português, ela pode ser traduzida como “referência”. 

Assim sendo, no mundo dos negócios, o benchmarking é entendido como uma prática que auxilia as empresas a compararem sua marca com as demais e a buscarem referências das companhias que atuam no mesmo setor. 

Na prática, o benchmarking é um processo de pesquisa. Ele auxilia a analisar o desempenho dos serviços e produtos em relação aos concorrentes. Por meio dessa estratégia, você passa a conhecer melhor os processos utilizados pelas outras companhias e, assim, tem insumos para melhorar a forma como a sua empresa trabalha

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Por que o benchmarking é tão importante para as empresas?

Pois bem, agora que você sabe o que é benchmarking, é hora de compreender o motivo que faz com que ele seja tão importante para o seu negócio. Ou melhor, os motivos.

Primeiramente, vale ressaltar que o mundo atual é extremamente competitivo. Assim, compreender o que os seus concorrentes estão fazendo para, a partir de então, pensar em oferecer soluções melhores, se torna quase essencial.

Por mais que as outras marcas da sua área de atuação ofereçam um serviço excelente, com certeza há espaço para você trazer um diferencial para os clientes. Quem sabe um produto de qualidade superior, uma preocupação com alguma causa social diferente, um atendimento mais ágil, outros canais de comunicação para se relacionar com o público, entre outros.

O benchmarking é importante para você compreender em qual posição de mercado está a sua empresa. 

Será que você está atrás ou à frente dos seus principais concorrentes? Quais decisões você pode tomar para melhorar ainda mais os seus resultados, atrair novos consumidores e fidelizar aqueles que já conhecem a sua marca? 

Ainda, o benchmarking também é uma poderosa ferramenta para te ajudar a:

  • Inovar;
  • Acompanhar as tendências do mercado;
  • Identificar seus principais pontos fortes e fracos;
  • Estabelecer metas realistas;
  • Reconhecer os seus principais diferenciais.

Como o benchmarking pode se aliar ao Marketing Digital

Além de saber o que é benchmarking, é importante saber como utilizá-lo no dia a dia da sua empresa. Assim sendo, é importante ressaltar que ele pode ser um poderoso aliado na sua estratégia de marketing digital.

Para isso, é preciso lembrar, primeiramente, que o marketing digital envolve práticas e ações altamente dinâmicas. 

Dessa forma, uma boa maneira de aplicar o benchmarking no seu marketing digital é analisar, acompanhar e identificar os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes. A partir disso, você poderá planejar ações que podem ser melhores e mais efetivas para o seu negócio.

Entretanto, para saber melhor sobre como começar a sua estratégia, existe um passo a passo que você pode seguir. E detalhamos ele logo abaixo. 

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Passo a passo para fazer um benchmarking

1. Analise a sua própria empresa

Agora que você já sabe o que é benchmarking e que aplicar essa estratégia no seu negócio, é hora de começar a conhecer melhor a sua própria marca. Assim, encontre os pontos que precisam ser melhorados no seu negócio e, também, saiba pontuar quais são os seus diferenciais e pontos fortes.

2. Selecione os concorrentes que você irá monitorar

O ideal é selecionar de uma a três empresas que você acredita que são interessantes para você fazer o seu trabalho de benchmarking. Opte por aquelas que você admira e acredita que podem trazer boas inspirações para a sua marca. 

Vale lembrar que você pode fazer benchmarking, inclusive, com empresas de outros segmentos, já que isso poderá trazer insights que vão além do seu mercado de atuação.  

3. Escolha o que você irá analisar 

Não tem como fazer um benchmarking sem definir o que você irá avaliar nas outras empresas. Assim, faça uma tabela para comparar aspectos específicos de cada companhia com base em tópicos que você julga importantes para o seu negócio.

Tratando-se do marketing digital, por exemplo, alguns tópicos que você pode avaliar são: 

  • Presença, engajamento e autoridade nas redes sociais;
  • Qualidade do conteúdo distribuído;
  • Páginas bem indexadas nos buscadores, que aparecem logo nos primeiros resultados do Google de acordo com as palavras-chave pesquisadas;
  • Velocidade de carregamento do site;
  • Design do site, blog, redes sociais, aplicativo (caso a empresa tenha);
  • Tipo de linguagem utilizada nos materiais;
  • Meta tags utilizadas, entre outros. 

Para fazer essa análise bem feita, utilize boas ferramentas, como Klout, Semrush, a própria página do Google Insight, Alexa, Buzzsumo, LikeAnalyzer, SocialMention, etc. Algumas são gratuitas e outras são pagas. Vale pesquisar para decidir qual melhor funciona para o seu negócio.

- Confira também: 6 serviços de marketing digital que a sua empresa precisa ter

4. Analise os resultados coletados e defina quais melhorias aplicar

Agora é o momento de juntar todos os dados coletados e conferir os resultados. Confira o que faz sentido para o seu negócio, faça comparações, inspire-se para desenvolver ações relevantes para a sua marca de acordo com os resultados das suas análises. 

Para isso, uma boa dica é fazer um relatório com as informações bem claras. Assim, será possível identificar onde estão as oportunidades de crescimento e as melhorias que você pode fazer no seu negócio. Também, aproveite para criar ações preventivas contra possíveis ameaças que podem aparecer na sua área de atuação.

Agora que você já sabe o que é benchmarking, que tal utilizar essa e outras estratégias para potencializar os resultados do seu marketing digital como um todo? Somos especialistas no assunto! Entre em contato conosco e saiba como a Nerdweb pode te ajudar.

Referências:

https://www.integracaodigital.com.br/blog/2019/11/14/importancia-do-benchmarking-no-marketing-digital/ 

https://www.agenciar8.com.br/qual-importancia-do-benchmarking-no-marketing-digital/ 

https://seo10digital.com.br/benchmarking/ 

https://rockcontent.com/br/blog/benchmarking/

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