O que é link building? Entenda como essa prática pode ajudar o seu site a ranquear melhor
Se você produz conteúdo ou tem um blog empresarial e não sabe o que é link building, saiba que pode estar perdendo uma grande oportunidade de t...
Se você produz conteúdo ou tem um blog empresarial e não sabe o que é link building, saiba que pode estar perdendo uma grande oportunidade de tornar o seu site mais relevante nos mecanismos de busca. Compreender como funciona esse mecanismo é essencial.
Nesse artigo, entraremos em mais detalhes sobre essa prática. Você entenderá por que eles são tão importantes e como traçar estratégias de link building que possam promover o seu conteúdo e ajudar a sua página a se destacar. Note ainda que esse é um trabalho de médio e longo prazo, portanto não espere resultados milagrosos da noite para o dia.
Afinal, o que é link building?
Se fossemos traduzir ao pé da letra, link building seria algo como “construção de links”. Eles são parte do funcionamento do algoritmo dos mecanismos de busca, como o Google ou o Bing, e sua pontuação influencia no ranqueamento das páginas. A lógica por trás desse mecanismo é bastante simples.
Quando você faz uma pesquisa na internet, digamos que por “flores”, certamente encontrará milhões de resultados. No entanto, na primeira página do Google são exibidos apenas dez resultados orgânicos. Como o mecanismo de busca determina qual deles é mais relevante para você? Centenas de fatores são levados em consideração e um deles é o índice de link building.
A ideia é que sites mais relevantes são aqueles que possuem mais links direcionados para eles. Por exemplo, um portal de notícias muito conhecido acaba sendo referenciado – ou linkado – por muitos outros sites empresariais e, por essa razão, os mecanismos de busca subentendem que ele é mais relevante.
O mesmo princípio pode ser aplicado ao seu site. Quando muitas páginas externas linkam para o seu conteúdo, é sinal que você é relevante, a ponto de outros estarem sempre mencionando você. Quanto mais links você tiver para o seu site, mais relevante você será nesse quesito. Simples de compreender, não é mesmo?
Construindo links de valor
Todas as ideias que são muito simples, infelizmente, sempre esbarram no fato de que alguém tentará forçar um cenário para levar vantagem. No princípio, o link building tinha um peso ainda mais decisivo nos algoritmos e muitas pessoas criaram “link farms”, as chamadas “fazendas de links”. A ideia era construir páginas com muitos links apontando para um mesmo lugar, numa tentativa de forçar uma relevância.
O Google e outros mecanismos de busca resolveram isso atribuindo um elemento qualitativo aos links. Ou seja, não basta apenas ter muitos links apontando para o seu site, é preciso que esses links venham de sites considerados relevantes. Para isso, à época foi criado um índice chamado Page Rank. Quanto mais alto o Page Rank de uma página, mais relevante é o site.
Sendo assim, receber um link direto de um site com Page Rank 8, por exemplo, tem um peso maior na sua pontuação do que receber 10 links de um site com Page Rank 1. Em outras palavras, isso significa que para ser relevante, é preciso conquistar espaço em outros sites relevantes, seja via assessoria de imprensa, via divulgação de conteúdo ou por meio de link building.
A montagem do ranqueamento permanece sendo um segredo guardado a sete-chaves pelos buscadores (o próprio Page Rank já não existe mais com esse nome), mas sabemos que entram em cena a quantidade de links, a qualidade dos sites que linkam e a diversidade de sites relevantes linkando para você. Além disso, outras variações são consideradas como quantidade de links para o domínio como um todo ou para uma página específica.
Quais estratégias adotar para melhorar o seu ranqueamento?
A principal maneira de atrair visitas para o seu site é por meio da oferta de conteúdo de qualidade. Quando o seu público-alvo encontra informações relevantes em uma página, ele frequentemente volta para visitar e descobrir se há conteúdo novo. Além disso, outros produtores de conteúdo que leiam sua página podem citá-lo como referência, aumentando seu link building.
Por meio de empresas especializadas em marketing digital, como a Nerdweb, há estratégias ainda para colocar seus links em outras páginas relevantes. Por meio de assessoria de imprensa, por exemplo, um release ou um artigo de opinião seu pode ir parar em sites relevantes, ajudando a construir uma teia mais resistente. Com o passar do tempo, sua página passa a ser vista como uma referência não apenas para os mecanismos de busca, mas também para os leitores e para outros produtores de conteúdo.
Por isso, é preciso pensar em uma estratégia para crescer em médio e longo prazo. Essas mudanças não aparecem do dia para a noite e leva um certo tempo para que a transformação ocorra. Alguns estudiosos do tema defendem ainda que domínios mais antigos também têm um peso maior se comparados a URLs novas em termos de ranqueamento.
Em outras palavras, você pode adotar o seguinte pensamento com relação a esse assunto: “construa que eles virão”. Após seis meses mantendo um cronograma de postagens com periodicidade definida, curadoria de qualidade e boas estratégias de divulgação, é bem provável que você perceba as diferenças e os saltos de qualidade.
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